As chuvas devem persistir com força no litoral da Região Nordeste neste final de semana, com tendência de intensificação em áreas específicas, como o litoral sul de Pernambuco e de Alagoas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes podem ultraar 150 milímetros em pontos isolados.
A situação se agrava entre este domingo, 18, e a próxima terça-feira, 20, quando há previsão de acumulados de até 100 mm em parte dos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O Inmet já emitiu um aviso de nível laranja (perigo) para essas áreas.
Chuvas: Paraíba também em estado de atenção
O litoral da Paraíba também está sob atenção, com previsão de precipitações moderadas, entre 30 mm e 50 mm, durante o mesmo período. Embora o grau de severidade seja menor, ainda há risco de alagamentos pontuais e transtornos para a população.
O aumento das chuvas na costa nordestina é atribuído à atuação de um cavado — sistema de baixa pressão atmosférica — no litoral da região, aliado ao transporte de umidade vindo do oceano, que favorece a formação de nuvens carregadas.
Natal registra maior volume de chuva no país
Os maiores volumes acumulados até as 8h desta sexta-feira (16) foram registrados em Natal (RN), com 48,8 mm, e Camaratuba (PB), com 31,4 mm, segundo o Inmet. As chuvas fortes vêm sendo observadas de forma recorrente na região ao longo da semana.
A população das áreas sob alerta deve redobrar a atenção e seguir as orientações da Defesa Civil. É fundamental acompanhar os avisos meteorológicos e manter-se informada sobre possíveis mudanças na previsão.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste
LULA VAI SALVAR TODOS,COMO FEZ NO RIO GRANDE DO SUL….. SÓ FALTA ARRUMAREM UMA ÉGUA POCOTÓ PARA POR NUM TELHADO. QUERO QUE TODOS SE FODAM….