Abril vai marcar mudanças significativas no clima do Brasil. De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, o mês será de começo efetivo do outono no país, com a influência de massas de ar polar que devem gerar frentes frias na Região Sudeste.
O fenômeno La Niña está fraco e próximo do fim, portanto não tem mais influência relevante no clima do Brasil.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Já o Atlântico Sul, na costa do Sudeste, está mais quente que o normal, o que favorece a formação de áreas de baixa pressão atmosférica próximas ao litoral paulista, especialmente na agem de frentes frias. O aquecimento do oceano também intensifica a evaporação de umidade para a atmosfera, que colabora para a formação de áreas de chuva.
Previsão para abril de 2025
— CLIMATEMPO (@climatempo) March 30, 2025
Abril de 2025 terá alguns episódios de frio, mas deve terminar com temperaturas acima do normal. Tendência de chuva acima da média em parte da Região Sul.https://t.co/YdyxTLzY3a pic.twitter.com/e3YeccvnE4
O mês começa com predomínio de ar quente e úmido nos Estados do Sudeste. Isso gera áreas de instabilidade sobretudo em São Paulo. A agem de várias frentes frias deve estimular chuvas, principalmente na primeira quinzena de abril.
A primeira frente fria em São Paulo se aproxima nesta quinta-feira, 3, com aumento do risco de chuva forte, e avança pelo Estado no dia seguinte. A Climatempo alerta para chuva volumosa no litoral paulista durante o fim de semana, com alto potencial para transtornos.
Para a segunda quinzena, está prevista a agem de duas massas de ar frio de origem polar moderadas a fortes, que vão causar queda na temperatura, acompanhadas de redução na frequência e no volume de chuva. No entanto, ainda pode haver temporais diante da chegada de novas frentes frias.

O acumulado de chuva deve ficar dentro da média histórica para o mês na maior parte do Estado. Entre o norte e o noroeste paulista, espera-se um volume abaixo da média, enquanto o Vale do Paraíba pode registrar chuvas acima do comum.
A média pluviométrica varia entre 80 mm e 100 mm na maioria das regiões e chega a 140 mm no extremo oeste, no sudoeste e no sul de São Paulo.
São Paulo terá três frentes frias, mas com temperaturas acima da média
Três frentes frias devem ser significativas para a queda de temperatura em São Paulo ao longo do mês, informa a Climatempo. Em todas elas, o sul e o leste do Estado vão sentir um resfriamento mais intenso que as demais regiões.

A primeira frente fria com impacto relevante a nesta sexta-feira, 4, com queda de temperatura ao longo do fim de semana. O centro-norte e o oeste terão apenas um alívio do calor, com máximas abaixo dos 30°C.
A segunda massa de ar frio deve chegar em meados do mês, enquanto a terceira massa polar relevante deve chegar no final de abril e promete ser a mais intensa. Apesar dessas incursões de ar polar, o mês deve terminar com temperaturas acima da média histórica em quase todas as partes do Estado, exceto no sul, onde deve esfriar dentro do comum.
A possibilidade de geada é baixa, mas não está descartada no final do mês em áreas elevadas da Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão.
E o super feriado de praias lotadas?