O otimismo do mercado financeiro com as ações brasileiras diminuiu em novembro. Foi a primeira piora no grau de sentimento médio dos gestores de fundos multimercados depois de três meses consecutivos de melhora, conforme um levantamento da casa de análises Empiricus com 44 gestoras de recursos.
Assim, os gestores já estavam menos otimistas antes da baixa de 5% do Ibovespa ao longo da semana ada, que aconteceu devido à decepção com declarações pró-gasto de Lula e às dúvidas sobre o tamanho da PEC de Transição.
A pesquisa perguntou aos gestores se eles estavam muito otimistas, otimistas, neutros, pessimistas ou muito pessimistas com a bolsa do Brasil. O mercado financeiro respondeu que está otimista, mas o nível de otimismo médio caiu, em comparação a outubro, considerando as dúvidas em relação ao andamento da economia e à interferência do governo Lula nas estatais, que compõem a maior fatia do Ibovespa.
Como diz o nome, os fundos multimercados diversificam as carteiras em ações, commodities, juros e moedas, no Brasil e no exterior. O desempenho deles depende da capacidade de interpretar o cenário e a direção para onde os mercados estão indo e se antecipar a eles, fazendo movimentações na carteira. A queda de otimismo dos gestores mostra que eles podem ter reduzido a aposta na alta da bolsa.
O estudo ainda perguntou se os gestores estavam muito otimistas, otimistas, neutros, pessimistas ou muito pessimistas com o crescimento da economia, a inflação e as contas do governo.
O sentimento para os três indicadores apresentou uma deterioração importante, especialmente em relação às contas do governo, o que aponta para uma maior apreensão quanto à indefinição da equipe econômica e da responsabilidade fiscal do governo Lula.
A gestora Vista Capital afirmou em sua carta mais recente que, “em se confirmando um aumento tão expressivo de gastos de natureza permanente, há uma piora dos graus de liberdade do futuro governo, ainda mais em um contexto internacional de baixa tolerância para aventuras fiscais”.
Já a gestora Verde destacou que começou a adotar uma estratégia para evitar que um movimento negativo do mercado afete totalmente o rendimento do fundo. “Vemos com preocupação as primeiras sinalizações e discussões fiscais do novo governo.”
Com o descondenado mandando o dinheiro estrangeiro já está fugindo do país.
Ele vem dizendo a meses suas intenções.
Onde é que esse pessoal que gastam fortunas com consultorias e informação viram algo positivo nesse governo.
Vocês são um bando de PALHAÇOS e DESONESTOS.
Cada nome anunciado na equipe de transição provoca arrepios. O Kra nem assumiu ainda já voltou pro noticiário criminal. PQP. Isso aqui tem que acabar e começar de novo. Não deu certo.
Faz o L ai, petralhas otarios!!!!
O chamado “MERCADO” é tudo aquilo que não é povão, que não é trabalhador, que não produz riqueza. Ele não se importa quando se retira direitos, sucateia a educação e acaba com a previdência.
São rentistas transferindo seu dinheiro baseados em manifestações, ainda que falaciosas. São robôs especulando e nada mais…
Acorda! Se você perder tudo o “MERCADO” não tá nem aí pra você!
Falou pouco mas falou merda! Kkkkk
Como todo petralha vc nao entende nada de economia, so as idiotices do metodo paulo freire de ensino. Quem vc acha q financia o rombo e a divida do governo? Onde as empresas buscam recursos para investir e gerar empregos? Vc e muito burro, esquerdopata.
Não precisava, pois alguém deu seu diagnóstico sobre esquerdistas, mas reforço que todo petista é burro e desonesto, não entende nada, nem de mortadela, pois no dia em que experimentar mortadela Ceratti, vai entender que foi enganado até ba mortadela.
Veremos por quanto tempo… Até o lará …. assumir o poder? OESTE, está circulando notícias pelo WhatsApp sobre possível corrupção entre nomes de ministros e ex-presidente da Receita Federal em prol da REDE GLOBO… Será fato,ou, fake???
Não é o otimismo que caiu, mas sim o pessimismo que aumentou e muito!
Descondenado vagabundo
Faz o “L”
TODOS SABIAM DISSO, PORQUE O CINISMO AGORA???? RAÇA DE CRETINOS !!!
O chefão do narconegócio latino americano não tomou juízo na cadeia…continua sendo o mesmo. Culpa do seu parça Fachin…o tal ministro bandido que defende e tira proveito do narcotráfico lá no RJ…
BINGO