O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decretou a falência do Grupo Leader, uma tradicional rede de lojas de departamento criada em 1951, em Miracema, no noroeste Fluminense. A decisão, proferida pelo juiz Leonardo de Castro Gomes, da 3ª Vara Empresarial da Comarca da Capital, ocorreu em virtude do não cumprimento do plano de recuperação jJudicial aprovado em maio de 2021.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
O grupo acumulava uma dívida de R$ 1,2 bilhão. Segundo o magistrado, essa falha demonstra a inviabilidade econômica das empresas envolvidas. Tanto o Ministério Público do Rio quanto a Inova, a judicial responsável pelo plano, já haviam se manifestado favoravelmente à decretação de falência.

A derrocada das Lojas Leader
Em 2018, o Grupo Leader contava com mais de cem unidades espalhadas pelo Brasil, com operações em Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Apesar de várias oportunidades para reverter a situação, o grupo não teve sucesso em se reestruturar financeiramente.
Leia também: “Aumenta o número de empresas em recuperação judicial no Brasil”
O juiz destacou que todas as chances dadas para o cumprimento do plano foram em vão, ao sugerir que a manutenção das operações poderia afetar a credibilidade dos sistemas judicial e econômico. “O que se vê nestes autos é que todo o ‘fôlego’ judicialmente concedido à requerente foi em vão”, sustentou Castro Gomes.
As empresas que compõem o grupo incluem a União de Lojas Leader S.A., Companhia Leader de Promoção e Vendas, Leader.com.br S.A. e ULL Moda Ltda.
O esquema é: Você abre um negocio com dinheiro de imprestimo no BDMS(que é arrancado do povo atraves de impostos) e abre sua loja, pega lá 1 milhão, compra roupas de alguma fabrica que algum amigo/sua esposa montou com outro emprestimo no BDMS, então vc lucra com o dinheiro indo e vindo e vendendo enrolando por algum tempo pra aumentar seu credito e pega mais emprestimo, e alega que é pra pagar divida contraida por investimento, então decreta falencia e toda aquela grana do emprestimo vc nao vai mais precisar pagar pois vc já tirou seu lucro, qual foi o lucro? é a divida de 1 bilhao que vc tem com o banco BDMS que vc pegou pra pagar seu conjuje da fabrica que tambem vai fazer o esquema e decretar falencia pq nao tem mais pra onde vender, e vai lucrar outros 1Bilhao que pegou de emprestimo e nao vai mais pagar, mesmo se leiloarem as maquinas vc ja desviou muitas delas alegando que quebrou. no Fim vc lucra 2x, com o emprestimo do banco e com a venda de maquinas que estavam como garantia mas “quebraram”.
Caso tenha duvidas Pense: Se vc abrir uma padaria com seu dinheiro e ela quebrar vc simplesmente fecha e encerra o CNPJ e dá um jeito de pagar as dividas que ficaram, pq essas grandes lojas precisam decretar falencia e serem analisadas até pelo congresso como o caso das AMERICANAS? simples pq o dinheiro que mantem elas é o que foi roubado por IMPOSTOS, o POLITICO rouba do povo e empresta pro dono das AMERICANAS, que rouba e decreta falencia pra não precisar PAGAR DE VOLTA.