Quem acompanha o mundo do marketing, com certeza se deparou com a polêmica em torno do novo comercial da Nike. Entitulado “Vencer não é para todos”, o vídeo, lançado pouco antes do início da Olimpíada de Paris, se tornou alvo de patrulha da militância woke.
A peça publicitária faz uma provocação sobre a meritocracia no esporte e questiona, por exemplo, se a vontade de vencer “a qualquer custo” torna o atleta uma “pessoa ruim”. Ídolos como os jogadores de futebol Cristiano Ronaldo e Kylian Mbappé aparecem nas imagens.
No artigo “A celebração da derrota“, publicado na Edição 228 de Oeste, Silvio Navarro lembra que o comercial entrou na patrulha dos progressistas.
Uma das críticas está em artigo publicado no portal The Drum, que cobre o mercado de publicidade. O economista e diretor da empresa The New Macho, Fernando Desouches, afirma que a mensagem ada pela marca no vídeo “é muito, muito preocupante”.
“As mensagens e os valores que a Nike transmite são moeda para muitos”, afirma Desouches. “Portanto, quando ela proclama ‘Não tenho remorso. Não tenho senso de compaixão. Quero pegar o que é seu e nunca devolver’, está validando isso como ‘ok’ e seguro. Está dizendo às pessoas que esses são valores desejáveis e fornecendo modelos perigosos, mais munição para vender narrativas muito arriscadas.”
Ele prossegue: “Queremos dizer à próxima geração que pisar nos sonhos dos outros nos torna vencedores">
This is an ad that glorifies hyper competitiveness not competitiveness. The traits you mention are related to the Dark Tetrad and are not to be ired. A person with all those traits is a bad person. Character comes before sporting results.
— 💜Martha Young- JD, MBA, N95-clean the air: (@mryoung151) July 26, 2024
Tá aí. Gostei!
Que vença o melhor!!! Temos que nos esforçar, treinar, estudar buscar sempre melhorarmos no que fazemos. É isso que as olimpíadas nos mostram, pena que a cada 4 anos.
A verdade é que o primeiro prêmio é só para o melhor!
Prêmio de participação não é para quem faz melhor!
Com esses vermelhos pilantras estão criticando, então a NIKE está correta. Se tivesse elogios por corja esquerdalha, aí sim tinha que se preocupar. Fora esquerdalha mundial, MORRAM TODOS!
É isso ai Nike, sensacional!