Em editorial publicado nesta quarta-feira, 7, o jornal O Estado de S. Paulo fez uma crítica à resposta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à “Operação Sem Desconto”, que revelou um esquema de descontos indevidos nos benefícios de aposentados do INSS.
Segundo o texto, “o governo ainda parece atordoado e incapaz de reagir à altura do escândalo”, especialmente por não ter demitido imediatamente o então ministro da Previdência, Carlos Lupi, cuja permanência no cargo era “insustentável desde o primeiro dia da crise”.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
A crítica se estende à escolha de Wolney Queiroz, braço direito de Lupi, para comandar a pasta, apesar de seu envolvimento em medidas que facilitaram o esquema. O editorial lembra que, como deputado, Queiroz foi coautor de uma emenda que “adiou a necessidade de revalidar anualmente os débitos em folha de pagamento”, o que abriu brecha para fraudes.
O texto afirma que não se trata apenas de responsabilidade individual: “Culpar apenas Lupi ou Queiroz pelo problema seria ingenuidade”. A aprovação das medidas pelo Congresso evidencia “a existência de um acordo entre os partidos” para facilitar a arrecadação de entidades à custa dos aposentados.
Além disso, o editorial destaca que Lupi foi alertado em junho de 2023 sobre o aumento das denúncias, mas “manobrou para que o assunto não fosse debatido até abril do ano seguinte”. Queiroz, presente nas reuniões, também “foi, no mínimo, tão omisso quanto Lupi”.
A permanência dos envolvidos, segundo o texto, mostra que Lula “continua a reboque dos acontecimentos” e que o governo “traz a crise para dentro do Palácio do Planalto”. O editorial conclui que a única reação aceitável seria a demissão de toda a cúpula da Previdência no dia em que a operação foi deflagrada, 23 de abril.
Governo Lula deve ‘respostas’ aos aposentados, diz jornal
Para o jornal, o governo “ainda deve muitas respostas aos aposentados e pensionistas”, e suspender os descontos ou prometer devolução não é suficiente.
“É preciso explicar quando e se o pagamento virá em uma ou mais parcelas, até mesmo para evitar que estelionatários tentem arrancar mais recursos de um público naturalmente exposto a golpes por meio de anúncios falsos nas redes sociais”, disse o Estadão.
Segundo o editorial, Lula age conforme interesses políticos, especialmente “com os companheiros sindicalistas e com a manutenção do apoio do PDT”, enquanto os aposentados prejudicados só recebem atenção “na exata medida de suas necessidades eleitorais, e nem uma gota de suor a mais”.
Os ladrões tem que devolver o qto roubaram e serem presos, parentes ou não do rei.
Nada de surpreendente na roubalheira nem na inação cúmplice do presidente e do seu partido. Será que o Estadão não sabia que a corrupção está no DNA do governo que ajudou a eleger? Será que o jornal não enxerga os sinais abertos pelo STF para o assalto aos cofres públicos a partir da demolição da lava jato e da anulação de processos de corruptos que confessaram seus crimes?
É sempre bom lembrar que o Estadão ajudou, e muito, a colocar esse bando de criminosos e corruptos de volta ao poder
É DE TODOS SABIDO QUE O ESTADINHO CONTRIBUIU, DE FORMA DECISIVA, PARA QUE O LADRÃO VOLTASSE À CENA DO CRIME. PORTANTO, AS EMPRESAS DA VELHA MÍDIA, QUE INTEGRAM O CONSÓRCIO CRIMINOSO, TÊM INTEIRA RESPONSABILIDADE NOS FATOS. NÃO VENHAM AGORA SE FAZER DE DESENTENDIDOS.
E qdo vão vam investigar ITAIPU, vai superar petrobras. Uma vez ladrão sempre ladrão.
Sou aposentado e luto contra esses descontos indevidos desde 2019, quando identifiquei o primeiro no meu benefício. De lá para cá a coisa cresceu em 2023 e 2024, quando eu fiz mais dois pedidos de exclusão ao INSS e um último pedido de bloqueio para evitar novos descontos. Não adiantou! No meu benefício de abril agora, 2025, veio mais um desconto sindical, no meio de toda essa denúncia de fraude. Não consegui fazer a solicitação de exclusão pelo app, então liguei 135. Disseram que todos os descontos indevidos ocorridos em Abril seriam devolvidos no benefício de Maio, e que a AGU estava avaliando uma forma e quando seriam devolvidos os descontos anteriores. Ou seja, senta e espera. E torce para que não seja o pagador de impostos que arque com essa conta, porque se for, eu estaria ressarcindo a mim mesmo!
À propósito, tenho as evidências, comprovantes, extratos de pagamento e certidões todas comigo. Portanto, estou avaliando entrar com uma ação judicial (o que não é garantia de muita coisa…)!
Não tomou a atitude correta de demitir toda cúpula porque está metido na sujeira. Corrupcao está no DNA do PT.
Uma pergunta simples: – quando foi que o Lula agiu contra os amigos ladrões de seu governo? São todos farinha do mesmo saco. E o estadão foi um dos que apoiou e fez o L
SL
Atordoado ou inerte fica um Aposentado.
Antes que seja tarde
Vamos salvar o INSS.
Tirar a gestão do INSS de Políticos. INSS é dos operários do empregador é de quem contribuinte.
INSS NÃO É BANCO.
Alguém é Atordoado?
Prevaricação e outros crimes. Chefão. Fora Lula. Impechmeant já.
INAÇÃO OU SUPER AÇÃO ???
Foi fartamente noticiado que a Associação do Sindicato do imbatível Frei Chico, que Lula um dia em bravata cínica e humilhante disse que roubava embutidos para a família onde trabalhava, teria recebido mais de R$500 MILHÕES o que evidencia que o nosso insano e insaciável morubixaba macunaíma pode estar bem no centro do furacão .. e como a maioria dos homens ainda dignos deste puteiro que dizem república não tenho dúvidas … mais uma PIZZA no país da putaria, a minha calabreza sil vous plait.