O Vaticano apresentou neste sábado, 10, o brasão oficial do papa Leão XIV. No símbolo, o pontífice manteve o lema da época em que exercia o episcopado em Chiclayo, no Peru, o que revela uma identidade espiritual enraizada na tradição agostiniana.
O monarca retirou o lema In Illo uno unum (“Nele que é um, somos um”) de uma homilia de Santo Agostinho sobre o Salmo 127. A frase expressa a visão pastoral e conciliadora de Leão XIV, voltada à comunhão e à unidade da Igreja Católica.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Ao mesmo tempo, o brasão papal preserva a composição que Robert Prevost utilizou em sua consagração episcopal.
Ele é dividido em dois setores diagonais: no topo, com fundo azul, aparece um lírio branco. Na parte inferior, sobre um fundo claro, está uma insígnia que remete à Ordem de Santo Agostinho — um livro fechado com um coração transado por uma flecha. Esse conjunto de imagens traduz visualmente a transformação espiritual de Santo Agostinho.
Pope Leo XIV's coat of arms offers a clear reflection of his Augustinian roots and the values he seeks to promote during his pontificate, particularly unity and communion within the Church.
— Vatican News (@VaticanNews) May 10, 2025
The shield is divided diagonally into two sections. The upper half features a blue… pic.twitter.com/gMkS8T6ecj
O então bispo de Hipona — cidade antiga, hoje localizada no território da Argélia — descreveu a própria conversão radical como uma experiência de ser “ferido pela Palavra”, conforme a célebre citação: “Vulnerasti cor meum verbo tuo” (“Feriste meu coração com a Tua Palavra”).
+ Leia também: “A origem do nome Leão para os papa”
Em entrevista ao jornal Vatican News, em julho de 2023, o então cardeal Prevost já havia explicado que unidade e missão formam o centro de sua ação pastoral.
“Portanto, como agostiniano, para mim, promover a unidade e a comunhão é fundamental”, disse Prevost. “Agostinho fala muito sobre a unidade da Igreja e sobre a necessidade de vive-la.”
Elementos marianos reforçam devoção pessoal de Leão XIV
O lírio branco carrega um forte simbolismo mariano. Em entrevista à agência espanhola ACI Prensa, o padre David Spinelli, especialista em heráldica eclesiástica, explicou que a escolha da flor representa pureza, inocência e a fidelidade do novo pontífice à Virgem Maria.
“Tudo tem um significado”, argumenta Spinelli. “É um homem mariano, como já se notou quando rezou a Ave Maria da sacada central da Basílica de São Pedro.”
+ “Leão XIV adota símbolos tradicionais e marca ruptura estética com Francisco”
O padre também destacou a coincidência simbólica da eleição de Leão XIV em 8 de maio. Na mesma data, a Igreja celebra a Súplica a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. O Beato Bartolo Longo fundou um santuário homônimo e compôs a oração.