A companhia aérea norte-americana Delta Air Lines teve prejuízo de US$ 500 milhões com o apagão cibernético ocorrido no dia 19 de julho. Um dos principais executivos da empresa afirmou, nesta quarta-feira, 31, que a linha aérea vai pedir indenização de dois grandes players de tecnologia.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Não temos outra opção”, explicou o diretor da empresa Ed Bastian ao canal CNBC.
Bastian disse que o apagão global custou meio bilhão de dólares em um período de cinco dias. O diretor afirmou que o prejuízo não foi apenas com a perda de receita da linha aérea, mas também com as “dezenas de milhões de dólares por dia em indenizações e hotéis para os ageiros que não puderam embarcar em seus voos”.

“Estamos tratando de garantir que sejamos compensados de qualquer forma que eles decidam pelo que nos custou”, explicou o executivo da Delta Air Lines, ao fazer menção às empresas Microsoft e CrowdStrike.
A CrowdStrike foi uma das principais antagonistas no apagão virtual. Um erro no software de segurança da empresa, Falcon, corroborou para as falhas em diversos aeroportos, hospitais e bancos ao redor do mundo.
O problema técnico afetou diversos computadores instalados com o Windows — sistema operacional da Microsoft. A companhia afirmou que 8,5 milhões de máquinas sofreram com o apagão. Esse número corresponde a apenas 1% de dispositivos operados pela gigante da tecnologia.
Delta Air Lines teve 400 mil computadores afetados pelo apagão
Estima-se que 400 mil computadores da Delta Air Lines precisaram ser reconfigurados manualmente depois do problema técnico.
“Se você tem o prioritário ao sistema interno da Delta em termos de tecnologia, as coisas precisam ser testadas”, disse Bastian. “Não se pode entrar em uma operação crítica 24 horas por dia, 7 dias por semana e dizer ‘temos um erro, algo não está funcionando’.”
Leia mais: “A Justiça sob os holofotes”, artigo de Flávio Gordon publicado na Edição 227 da Revista Oeste
Entre ou assine para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Você precisa de uma válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.