Na manhã desta sexta-feira, 9, o papa Leão XIV celebrou sua primeira missa depois de ser eleito para liderar a Igreja Católica. Durante a cerimônia, realizada na Capela Sistina, ele destacou a importância da fé cristã e refletiu sobre a natureza de Jesus Cristo.
Ao citar a profissão de fé de Pedro, ele afirmou: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. Ele lembrou que Jesus, ao longo de sua vida, manifestou a presença divina desde os olhos de uma criança até sua ressurreição com um corpo glorioso.
O papa sublinhou que essa revelação oferece um modelo de humanidade santa, que todos são convidados a imitar, com a promessa de um destino eterno que transcende as limitações humanas.
Ele discutiu a responsabilidade da Igreja em preservar e anunciar essa mensagem de salvação, confiada através da sucessão apostólica.
Papa Leão XIV fala da missão da Igreja
A missão da Igreja, segundo ele, não se baseia na grandiosidade das estruturas e edifícios, mas na santidade dos seus membros e no testemunho do Evangelho.
Leão XIV enfatizou que a Igreja deve ser uma cidade sobre o monte, um farol que ilumina as noites escuras do mundo.
+ Papa Leão XIV é o primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica
Ele mencionou Cesareia de Filipe, local do diálogo entre Jesus e seus discípulos, como um exemplo de contexto histórico em que a identidade de Jesus foi debatida.
Nesse lugar de poder e traições, a visão de Jesus é frequentemente reduzida a uma figura irrelevante ou apenas curiosa. O papa destacou que muitos hoje veem Jesus apenas como um profeta justo, mas falham em compreendê-lo plenamente como o Filho de Deus.
Desafios da fé no mundo atual

Ele reconheceu os desafios que a fé cristã enfrenta no mundo atual, em que a religião é vista como ultraada e em que a fé é muitas vezes ridicularizada ou marginalizada em uma sociedade que valoriza mais a tecnologia, o dinheiro e o poder.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Leão XIV sublinhou que esses ambientes, embora desafiadores, são onde a missão da Igreja se torna mais urgente.
Ele concluiu sua homilia ao reafirmar a necessidade de um compromisso pessoal e coletivo com a fé, comprometendo-se a seguir o exemplo dos apóstolos, que desaparecem para que Cristo seja exaltado.
Leia a íntegra da primeira homilia do papa Leão XIV
“Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. Com estas palavras, Pedro, interrogado juntamente com os outros discípulos pelo mestre sobre a sua fé nele, expressa em síntese o tesouro que a Igreja, através da sucessão apostólica, guarda, aprofunda e transmite há dois mil anos.
Jesus é o messias, o Filho do Deus vivo, ou seja, o único salvador, que revela o rosto do Pai.
Nele, para se tornar próximo e ível aos homens, Deus revelou-se nos olhos confiantes de uma criança, na mente viva de um jovem, na fisionomia madura de um homem, até aparecer aos seus, após a ressurreição, com o seu corpo glorioso.
Mostrou-nos assim um modelo de humanidade santa que todos podemos imitar, juntamente com a promessa de um destino eterno, que ultraa todos os nossos limites e capacidades.
Na sua resposta, Pedro compreende ambas as coisas: o dom de Deus e o caminho a percorrer para se deixar transformar, dimensões inseparáveis da salvação, confiadas à Igreja para que as anuncie a bem da humanidade. Confiadas a nós, escolhidos por Ele antes de sermos formados no ventre materno, regenerados na água do Batismo e, apesar dos nossos limites e sem mérito nosso, conduzidos até aqui e daqui enviados, para que o Evangelho seja anunciado a toda a criatura.
E Deus, de modo particular, chamando-me através do vosso voto a suceder ao primeiro dos Apóstolos, confia-me este tesouro para que, com a sua ajuda, eu seja seu fiel em benefício de todo o corpo místico da Igreja; para que ela seja cada vez mais cidade colocada sobre o monte arca de salvação que navega sobre as ondas da história, farol que ilumina as noites do mundo. E isto não tanto pela magnificência das suas estruturas ou pela grandiosidade dos seus edifícios —como estes monumentos em que nos encontramos— mas pela santidade dos seus membros, do povo que Deus adquiriu, a fim de proclamar as maravilhas daquele que o chamou das trevas para a sua luz irável.
No entanto, antes do diálogo em que Pedro faz a sua profissão de fé, há uma outra pergunta: “Quem dizem os homens”, interpela Jesus “ser o Filho do Homem">
#ABCMundo| El Papa #LeónXIV ha presidido su primera misa como Sumo Pontífice en la Capilla Sixtina, ante los cardenales.
🔸 En este video compartimos su primera homilía, en la que recordó al #PapaFrancisco.
📲 https://t.co/rEeHnZca6B pic.twitter.com/8ow6hQC93d