A eleição do papa Leão XIV, nesta quinta-feira, 8, volta os olhos do mundo para uma das ordens mais antigas e influentes da Igreja Católica: a Ordem de Santo Agostinho (OSA). Com presença em 42 países e cerca de 2,6 mil religiosos, ela une tradição, estudo e ação pastoral, inspirada nos ensinamentos de Agostinho de Hipona.
O novo pontífice é norte-americano, ingressou na Ordem em 1977, na Província de Nossa Senhora do Bom Conselho, nos Estados Unidos. Professou seus votos definitivos em 1981 e se tornou sacerdote no ano seguinte.
Leia mais: “Robert Francis Prevost: veja quem é o papa Leão XIV”
Na década de 1980, atuou em missões no Peru. Lá, conciliou atividades pastorais, formação de novos religiosos e docência em seminários. Foi nesse período que defendeu sua tese de doutorado sobre o papel do prior local na estrutura agostiniana.
Formação e missão internacional do papa Leão XIV
Ao longo de mais de duas décadas, Leão XIV ocupou cargos de liderança na OSA. Atuou como diretor de missões e vocações, prior Provincial nos EUA e, depois, prior geral da congregação em Roma por dois mandatos.
Em 2014, o papa Francisco o nomeou apostólico da diocese peruana de Chiclayo. No ano seguinte, assumiu como bispo titular da mesma diocese. Seu lema episcopal é “In Illo uno unum”, expressão de Santo Agostinho que afirma: “Embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”.
A origem e a missão da Ordem de Santo Agostinho
A Ordem de Santo Agostinho foi formalmente instituída em 1244 pelo papa Inocêncio IV, que unificou diversos grupos eremitas italianos sob a Regra de Santo Agostinho. Em 1256, o papa Alexandre IV promoveu a “Grande União”, de maneira a reunir outras congregações e e a incluir os agostinianos entre as Ordens Mendicantes, ao lado de dominicanos, franciscanos e carmelitas.

Inspirada nos escritos e no estilo de vida de Agostinho, a espiritualidade agostiniana valoriza a vida em comunidade, o autoconhecimento e a busca interior por Deus. Para os membros da OSA, viver juntos é um modo concreto de seguir o Evangelho, partilhando bens, fé e oração.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A justiça social também integra sua missão: “Trabalhar pela paz, pelos direitos humanos e pela dignidade de todos” é parte do ideal evangélico que professam.
Quem foi Santo Agostinho de Hipona
Santo Agostinho nasceu em 354 d.C., na cidade de Tagaste, no norte da África, região hoje pertencente à Argélia. Retórico brilhante, ou por Roma e Milão, onde lecionou antes de se converter ao cristianismo. Foi educado na fé católica pela sua mãe, Santa Mônica, mas não seguiu seu exemplo na juventude.
Depois de sua conversão, recebeu o batismo pelas mãos de Santo Ambrósio na noite entre 24 e 25 de abril de 387. Depois, fundou uma comunidade monástica com amigos e discípulos, baseada na vida comum, oração e estudo.

A obra de Santo Agostinho influenciou profundamente a teologia cristã, especialmente seus escritos Confissões e A Cidade de Deus. A regra que leva seu nome orienta a vida das comunidades agostinianas até hoje.