Durante o lançamento de um manifesto pelas liberdades promovido pelo Movimento Advogados de Direita Brasil, com a presença de Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira, 10, os participantes do evento pediram anistia aos presos do 8 de janeiro. O documento do grupo será entregue à Organização dos Estados Americanos.
Além do ex-presidente, participaram do evento a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, os deputados Bia Kicis (PL-DF) e Marcel van Hattem (Novo-RS), o senador Magno Malta (PL-ES) e o desembargador aposentado Sebastião Coelho. No total, compareceram aproximadamente 400 pessoas na cerimônia realizada no Setor de Clubes Sul, em Brasília.
Durante o evento, a presidente nacional do movimento, Géssica Almeida, celebrou o ato e criticou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Não podemos itir que advogados não tenham o integral aos autos de processos para os quais estejam constituídos”, declarou. “Não podemos aceitar de forma alguma que a advocacia seja silenciada ou tolhida, não podemos tolerar a interceptação de advogados no exercício do seu mister e a divulgação de conversas entre patronos e clientes. O advogado não pode ser confundido com seu cliente. As prerrogativas profissionais do advogado são invioláveis, e não são privilégios, pois o destinatário da franquia da inviolabilidade profissional é o cidadão, titular dos direitos patrocinados, não o advogado, mero intermediário.”
Além de Géssica, Coelho discursou e defendeu a adesão de mais advogados ao movimento. O ex-desembargador falou em “agentes multiplicadores” que precisam se espalhar pelos “rincões do Brasil”.
Articulação de Bolsonaro pela anistia

Bolsonaro se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e cobrou a inserção da anistia na pauta da Casa.
“Se a gente conseguir as s, ele vai colocar em votação, tenho certeza disso”, declarou Bolsonaro em um podcast.
Leia também: “Os enfermos do 8 de janeiro”, reportagem publicada na Edição 263 da Revista Oeste
Confira ainda
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].