Os membros da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural vão eleger, em 5 de junho, o novo presidente do colegiado. A ação ocorre depois que o deputado federal Vicentinho Junior (Progressista-TO) se licenciou do mandato para comandar a Setaria Executiva do Governo do Tocantins.
Geralmente, por acordo, as eleições para as comissões têm candidato único. Nesse caso, será o deputado federal Evair de Melo (PP-ES), atual vice-presidente da Comissão de Agricultura. Oeste antecipou que o parlamentar poderia assumir o posto de presidente do colegiado. Em nota, a equipe do deputado confirmou que ele assumirá a vaga.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Evair se destaca pela atuação contra as ações do governo em prol da reforma agrária. Além disso, ele foi membro da I do MST, que aconteceu em 2023 na Casa.
Sob o comando de Evair, a Comissão de Agricultura pode derrubar o programa Terra da Gente. Tramita no colegiado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 167/24, que trata sobre a incorporação de imóveis rurais no âmbito da Política Nacional de Reforma Agrária a fim de assentar 295 mil famílias até 2026.
+ Equipe de Guedes contesta dados apresentados por Haddad
O texto está sob relatoria do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), que é de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme apurou Oeste, a matéria deve manter a derrubada do programa.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Entre ou assine para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Você precisa de uma válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.