Sem previsão de alta da unidade de terapia intensiva (UTI), Jair Bolsonaro tem intensificado a fisioterapia motora e as medidas de reabilitação. A decisão partiu da equipe médica do DF Star, depois de o ex-presidente apresentar uma alteração na pressão arterial.
De acordo com o boletim deste domingo, 20, a pressão de Bolsonaro já foi controlada. Em um vídeo do início da tarde, o presidente de honra do Partido Liberal aparece fazendo caminhadas pelo hospital.
Além das caminhadas, Bolsonaro faz outras atividades físicas e conversa com os profissionais do DF Star. Conforme o boletim, o ex-chefe do Executivo apresenta “boa evolução clínica”.
“Continua em jejum oral, com nutrição parental exclusiva”, informou a equipe médica. “Segue intensificando diariamente a fisioterapia motora e medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O boletim é assinado pelos profissionais:
- Cláudio Birolini — médico-chefe da equipe cirúrgica;
- Leandro Echenique — cardiologista;
- Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior — coordenador da UTI do DF Star;
- Brasil Caiado — cardiologista;
- Guilherme Meyer — diretor-médico do DF Star; e
- Alisson Barcelos Borges — diretor-geral do DF Star.
A cirurgia de Bolsonaro
No último domingo, 13, Bolsonaro ou por uma cirurgia de 12 horas para reverter um quadro de suboclusão intestinal. Trata-se de uma obstrução que impede a agem de alimentos, líquidos, secreções digestivas e gases pelo intestino.
O ex-presidente ou mal durante uma agenda na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Ele precisou ser transferido de helicóptero para um hospital em Natal, capital do Estado, onde ficou internado até ser novamente transferido para realizar a intervenção cirúrgica em Brasília.

Mais cedo neste domingo, Bolsonaro publicou uma nota no seu perfil no X, em que atualizou seu estado de saúde: “Hoje pela manhã retiraram o curativo na área dos pontos centrais para limpeza e averiguação da situação, além de dreno na lateral esquerda do meu abdômen”.
“Agradeço imensamente a todos que têm enviado orações e mensagens de apoio”, escreveu o ex-presidente da República. “Elas fazem diferença.”