O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) cobrou, nesta segunda-feira, 28, a responsabilização do ex-governador baiano Rui Costa (PT) pelas irregularidades na compra de respiradores durante a pandemia de covid-19.
Em discurso na Câmara dos Deputados, Alden destacou sua atuação no combate à corrupção no Consórcio Nordeste e acusou o ex-chefe do Executivo da Bahia de desviar recursos públicos destinados à saúde.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Fui o primeiro parlamentar do Brasil a denunciar esse escândalo do Consórcio Nordeste”, afirmou. O parlamentar relatou que, ainda em 2020, encaminhou três representações ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia para questionar contratos suspeitos firmados com as empresas HempCare, Ocean 26 e Pulsar Development.
“Não são apenas R$ 49 milhões da HempCare, mas são no total R$ 264 milhões que foram pagos pelo povo nordestino para a compra de respiradores e nenhum deles chegou”, ressaltou. “Muito menos os recursos foram devolvidos.”
Alden afirmou que, na época das denúncias, foi desacreditado por parlamentares da esquerda. “A esquerda toda, especialmente na Bahia, me chamava de louco”, lembrou. No entanto, as investigações posteriores da Polícia Federal (PF) confirmaram os desvios.
O deputado citou reportagem do portal UOL, que trouxe detalhes sobre a destinação dos recursos. “PF rastreia verba para respiradores da covid e acha até compra de carros“, leu. “Não apenas compra de carros, mas também indícios da utilização do dinheiro público para pagamento de gastos particulares, como faturas de cartão de crédito.”