Deputados do Partido Republicano, nos Estados Unidos, investigam uma possível armação que envolveu autoridades brasileiras e norte-americanas na prisão de Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A investigação pode impactar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Autoridades norte-americanas já não olham o magistrado brasileiro com bons olhos.
Recentemente, o ministro do STF tentou censurar cidadãos norte-americanos nas redes sociais. Além disso, o juiz brasileiro é personagem central de um projeto de lei no Congresso dos EUA contra autoridades estrangeiras que praticam censura.
Trata-se do projeto do deputado republicano Darrell Issa. No mês ado, o político afirmou que se algum magistrado censurar um cidadão norte-americano não será bem-vindo nos EUA.
No mesmo dia, a Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos EUA (equivalente à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados do Brasil) aprovou o projeto do deputado.
Apuração sobre a suspeita de fraude
A investigação sobre a possível armação contra Martins ocorreu depois de a defesa do ex-assessor de Bolsonaro entrar com duas ações na Justiça norte-americana. Os advogados pediram à Corte dos EUA para que seja apurada a suspeita de fraude.
O nome do ex-assessor de Bolsonaro constava no sistema de saída e entrada dos EUA em 30 de dezembro de 2022. A partir disso, a Polícia Federal (PF) usou a informação para prendê-lo. No entanto, o registro continha erros, como o nome de Martins incorreto. O cadastro foi posteriormente removido do sistema.
Martins foi detido preventivamente em fevereiro de 2024. Ele permaneceu encarcerado em Curitiba por seis meses. Os advogados do ex-assessor de Bolsonaro alegam que o processo está “repleto de ilegalidades e com características de jogo psicológico”.
Defesa de Filipe Martins apresentou provas de que ele não deixou o Brasil
A defesa de Martins apresentou provas de que ele não deixou o Brasil naquele período. Além disso, os advogados apresentaram agens aéreas e registros de localização de celular.

A defesa de Martins destaca a importância de ar informações críticas. O objetivo é determinar a origem da manipulação e identificar os responsáveis pela inserção do registro falso.
A situação tem atraído interesse significativo do Partido Republicano. Os políticos norte-americanos observam o caso com preocupação, uma vez que envolve questões de integridade e possível conluio internacional.
Na minha opinião, acho que os americanos não se entusiasmam com a idéia de ajudar um povo que não se ajuda, nós somos meros expectadores, sempre esperando que alguém faça o que nossa obrigação.
Tenho o sentimento de que este ataque a soberania dos EUA, com falsificação de documentos lá, desta vez não vai sair barato.
SE A GENTE AO LER TUDO ISSO JA SE REVOLTA; IMAGINA O FELIPE MARTINS ?? É ESTARRECEDOR SABER QUE É UMA INJUSTIÇA SEM LIMITES E A ESQUERDA MALDITA APLAUDE.
Que a verdade seja revelada e que jogue luz sobre a atual situação do nosso País. E se não for pedir muito, que se os EUA nos ajudaram a chegar nesso fosso, que nos ajude também a sair.
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Ditaduras .