A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) decidiu cancelar sua viagem para os Estados Unidos depois de ter recebido seu visto diplomático com o “sexo biológico” como masculino.
Em nota, a equipe de Erika Hilton afirmou que a parlamentar “se tornou alvo direto da política transfóbica do governo dos Estados Unidos ao ter sua identidade de gênero negada durante o processo de emissão de visto diplomático para a Brazil Conference at Harvard & MIT 2025”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A viagem da parlamentar para os EUA era prevista neste mês, como parte da missão oficial autorizada pela Câmara dos Deputados. Ela iria palestrar no “Diversidade e Democracia”, ao lado de outras autoridades brasileiras.
Ainda em nota, Erika Hilton destacou que pretende entrar com uma ação internacional depois de o consulado norte-americano em Brasília ter “deliberadamente” registrado seu gênero como masculino.

Erika Hilton prepara ação internacional
A deputada sinalizou que já acionou o Ministério das Relações Exteriores para articular uma ação jurídica internacional contra Trump e “a política de transfobia de Estado adotada pelo governo norte-americano”.
Para a parlamentar, a emissão do visto nesses moldes “desconsidera sua certidão de nascimento retificada e o aporte brasileiro, que atestam seu gênero feminino”.
“É muito grave o que os Estados Unidos têm feito com as pessoas trans que vivem naquele país e quem lá ingressa”, afirmou. “É uma política higienista e desumana que além de atingir as pessoas trans também desrespeita a soberania do governo brasileiro, em emitir documentos que devem ser respeitados pela comunidade internacional.”

A psolista revelou que, em 2023, a embaixada emitiu um visto que respeita sua identidade feminina, e que a mudança ocorreu depois de decreto do presidente norte-americano, Donald Trump. Na decisão de janeiro de 2025, o republicano ou a não reconhecer pessoas trans no país.
“É transfobia de Estado”, prosseguiu Erika Hilton. “Trump transformou o governo norte-americano em máquina de perseguição a minorias.”
Vai ter que mijar de pé!
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Você é homem
Tadihno dele , não vai poder ver mais o mickey;;;;
vai lá e mostra o P ,,,,,,,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Agora o hómi ficou bravinha!…
O PSOL SÓ TEM DEPUTADO DESSE CALIBRE……AQUELE OUTRO JÁ MORREU DE FOME?TÁ COMENDO MCDONALDS ESCONDIDO?
É homem e ponto final.
Esse pessoal gosta de inventar. O Trump somente fez as coisas voltarem ao normal. Existem somente dois gêneros na espécia humana. Masculino e feminino. O resto é palhaçada. Esse “Deputade”, quando estiver com a próstata dilatada, por acaso irá procurar um ginecologista?
Tá, com essa Donald Trump não vai nem conseguir dormir hoje. 😂😂😂
Noooossssaaaaa, que tristeza para os Americanos!!!!
Kkkkkk, só existem dois gêneros, masculino e feminino, e ponto final.
Que traveco mais feio esse… Esquerdolóide e ainda ficando se vitimizando…
Porque “elu” não dá uma viajada lá para faixa de Gaza?
Ah não! Não vai mais pros EUA?? O mundo chora por esse duro golpe! 😂😂😂😂😂
Então vá para Cuba, Coreia do Norte, Venezuela fazer turismo.
Desculpa esfarrapada. Deve tá com o c* na mão depois das cag@das desse pessoal da esquerda. E outra: se nasceu com piupiu no meio das pernas, não interessa se ou o bisturi, continua e vai morrer homem, ainda que use vestido e peruca. Ridículo.