A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também está na lista das instituições que são alvo de grupos de esquerda. Denúncias que mostram a destruição física e educacional do campus na capital Florianópolis ganharam força nas últimas semanas.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Entidades catarinenses afirmam que militantes querem reescrever a história da UFSC. O Movimento Floripa Sustentável, por exemplo, repudiou a tentativa de tirar da memória da instituição o nome de João David Ferreira Lima, o primeiro reitor e um dos fundadores da universidade.
O campus, localizado no bairro Trindade, Florianópolis, leva o nome do primeiro reitor da instituição desde 2003. Contudo, integrantes do Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC querem retirar a homenagem feita a Lima. Um grupo chegou a vandalizar um monumento que o homenageia.
Servidores e estudantes de esquerda alegam que o fundador da instituição causou perseguições, demissões, sanções e outras medidas graves contra professores na década de 1960, durante o regime militar. A família de Lima, no entanto, afirma que o objetivo do grupo é “apagar quaisquer méritos a ele atribuídos”.
Instituto da UFSC “não consegue comprovar as acusações”
Conforme o Movimento Floripa Sustentável, a alegação do Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC “está baseada em interpretações frágeis e desconexas”. A família do ex-reitor, por sua vez, afirma que o grupo “não consegue comprovar as acusações”.
Os familiares de Lima também afirmam que, à época, ele foi acusado pelos próprios militares de proteger professores e funcionários da UFSC. “Agora é acusado exatamente do contrário”, afirma a nota divulgada pela família. “Sem nenhuma prova cabal.”
Além disso, a universidade a por outro problema. Imagens mostram o prédio do campus na capital catarinense completamente destruído, com pichações e cartazes colados na paredes com referências a pautas de esquerda.





O governo Lula e as universidades
Os problemas nas universidades federais não são de hoje. Para piorar a situação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto em que autoriza o Ministério da Educação a liberar apenas 61% do orçamento das instituições.
A Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência manifestaram “profunda preocupação” com as medidas do petista.
Segundo as entidades, a restrição inviabiliza o funcionamento básico das universidades, ao comprometer as atividades istrativas, acadêmicas e científicas ao longo do ano.
Leia também: “Assim caminha a Universidade”, reportagem de Branca Nunes publicada na Edição 260 da Revista Oeste
Em nota, as instituições ressaltam que as universidades públicas respondem por mais de 90% da produção científica nacional. Assim, a limitação orçamentária “não somente ameaça a continuidade das pesquisas, como também compromete a formação de profissionais altamente qualificados”.
A análise fria e crua acerca das movimentações e intenções da esquerda, principalmente a existente aqui no Brasil, são claras: destruir tudo que fora criada pela sociedade ocidental em termos de normas, padrões e cultura, haja visto que seus membros não conseguem o espaço por eles desejados.
Daí am a funcionar como ervas daninhas na sociedade.
Indivíduos fora da produção de bens úteis e concretos à sociedade, só conseguem “produzir” falas, ideias, hipóteses, canções …, e muito de reivindicações, crítica ao que funciona, ao mérito, ao Capitalismo que que permite fazer do João Ninguém, Alguém!
É triste, mas é isso que enfrentamos, além dos criminosos que nela pegam carona!
Tudo que a esquerda faz e propõe está certo, na cabeça de quem não pensa.
Minha nossa. Como esse cara escreve mal. Uilian, aprenda a escrever. Seus textos são horrorosos.
Escreve melhor que você que mal sabe usar pontuação demonstrando um sério analfabetismo funcional. Comentário desnecessário visando tão somente ataque à reputação do articulista sem que demonstre indignação ao grave fato relatado. Ou seja: esquerdopata pago para tumultuar, parasita sanguessuga.
Não entendo, quem apoia um analfabeto na presidência e uma anta como 1ª dama da zona, quer dar palpite em escrita de alguem? Vai lá pro G1, estábulo de onde a sra. não deveria ter saído, escreve lá, HIIII ROMMM HII ROMMM, relinchos que a sra. entende…