O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), indicou seu vice, Thiago Pampolha (MDB), para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O político do Partido Liberal enviou a indicação à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta segunda-feira, 19.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o movimento é parte de um acordo político para permitir que o presidente da Alerj, deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil), dispute o governo do Rio de Janeiro no ano que vem.
Pampolha, que será sabatinado pela Alerj nos próximos dias, deve ar rapidamente pelo processo, já que o governo busca evitar novos conflitos entre o governador e seu vice.
Relação conturbada na política do Rio de Janeiro
Desde 2023, Pampolha e Castro mantêm uma relação marcada por desentendimentos, especialmente depois da mudança de partido do vice sem o aval do governador.

A reconciliação recente não devolveu a Pampolha o antigo protagonismo, inclusive como secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.
Durante a disputa municipal, o vice-governador se aliou ao prefeito Eduardo Paes (PSD), potencial adversário do grupo governista em 2026. Pampolha compareceu a eventos ao lado do chefe do Executivo municipal, que chegou a criticar Castro publicamente.

No começo deste ano, Pampolha lançou-se como pré-candidato ao governo estadual. Ele intensificou a atuação em temas de segurança pública, em linha com o discurso do atual governador.
Apesar dos esforços, o emedebista não conseguiu consolidar a candidatura, principalmente pela falta de apoio nacional. Enquanto isso, Bacellar se aproxima do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao o que Paes conta com o respaldo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O principal nome para disputar o governo do Estado
Segundo a Folha, uma eventual aprovação de Pampolha no TCE tornaria Bacellar o principal nome para assumir o governo do Rio de Janeiro em 2026. Castro, por sua vez, deve renunciar depois do próximo Carnaval. O governador pretende disputar uma vaga no Senado.
Assim, de acordo com o jornal, Castro fortalece a influência no TCE, onde já indicou Márcio Pacheco, atual presidente do tribunal. Além disso, há possibilidade de nova indicação ainda neste mandato.
Entre ou assine para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Você precisa de uma válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.