A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, ironizou sua antecessora, Michelle Bolsonaro, durante entrevista divulgada nesta sexta-feira, 23. Ela também comentou polêmicas diplomáticas, como a crítica ao TikTok feita em jantar com o líder chinês, Xi Jinping, e o xingamento ao bilionário Elon Musk proferido em um evento do G20.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Questionada pelo jornal Folha de S.Paulo sobre contar com maquiador em viagens, respondeu com sarcasmo: “Não sou essas, você está confundindo a primeira-dama. Então, é a outra, não sou eu”. Janja disse que ar a própria roupa, fazer o próprio cabelo e se maquiar durante as viagens “às vezes é exaustivo”.
Fotos nas redes sociais mostram Michelle acompanhada do maquiador uruguaio Agustín Fernandez em eventos internacionais, como a cerimônia de posse de Donald Trump, em Washington. Durante o mandato de Jair Bolsonaro, a dupla foi ao funeral da rainha Elizabeth II, em Londres.

Janja também comentou a polêmica em sua viagem à China, no começo de maio. Ao lado de Lula, ela tomou a palavra durante um jantar com Xi Jinping para criticar o TikTok — rede social chinesa — e defendeu a regulamentação das redes. Lula reclamou do vazamento da conversa à imprensa.
Integrantes da comitiva presidencial consideraram a fala uma gafe, que causou desconforto entre os presentes na ocasião. “Não foi quebra de protocolo nenhum, nós estávamos num jantar, conversando, não entrei numa sala gritando”, rebate Janja. “Quer dizer, eu não posso falar? Não sou um biscuit de porcelana.”
A primeira-dama disse ainda não ter sido repreendida por Lula, com quem afirma manter diálogo aberto. “Ele nunca falou para mim ‘não fale, fique quieta’. Se ele fosse essa pessoa, eu jamais teria casado com ele”, disse à Folha. “Não existe a possibilidade de falar alguma coisa, e vamos combinar que eu tenho bom senso e me considero inteligente.”

Janja falou ainda ter tido a possibilidade de pedir ao mandatário russo, Vladimir Putin, para acabar com a guerra na Ucrânia, o que não fez por entender se tratar de um tema delicado para uma reunião oficial.
Sobre a crítica ao TikTok, ela justifica estar preocupada com os riscos para crianças. Na entrevista, Janja citou casos como o da menina Sarah Raissa, de 8 anos, que morreu depois de seguir um desafio da plataforma. A menina inalou desodorante em spray, ao seguir uma tendência na rede social apelidada de Desafio do Desodorante.
Janja não se arrepende do xingamento a Musk
O jantar com Xi Jinping não foi o primeiro mal-estar político de Janja. Em novembro, ela causou polêmica em um evento do G20, no Rio de Janeiro, ao dizer “fuck you” — em português, “vá se f*der” — a Elon Musk. O dono da Tesla já era próximo ao então recém-eleito presidente dos EUA, Donald Trump. A primeira-dama ite se arrepender da ocasião em que proferiu o xingamento, mas reitera o conteúdo da fala.
A Janja chamando de "regulamentação" a CENSURA estatal na China e se perguntando "Por que é tão difícil falar disso no Brasil">
Ela também comentou não minimizar comentários machistas do marido. Em julho, Lula fez piada sobre o aumento de violência doméstica depois de jogos de futebol: “Se o cara é corintiano, tudo bem, como eu, mas eu não fico nervoso quando perco, eu lamento profundamente.”
A primeira-dama disse ter conversado com o marido e criticado a fala. “Eu não o pano para ele, não. Ele me escuta, claro. Aquele episódio lá do Corinthians, quando ele falou aquela bobagem, eu falei para ele ‘não faz isso comigo’.”
Por fim, ela afirma não ter pretensão de interferir na decisão de Lula sobre disputar ou não a reeleição. “Estou ao lado dele para a decisão que ele tomar. Nesse momento, não é uma vontade minha. A decisão que meu marido tomar eu vou estar ao lado dele. E ele sempre fala que, se ele estiver forte de saúde, vai por esse caminho [a candidatura].”
Deixa a esbanja falar…
É uma pérola por dia !
Se achar inteligente não significa SER inteligente. Quanto a bom senso esse também inexiste em alguém que constantemente se mete onde não é chamada. Tem todas as características de uma escaladora social deslumbrada.
caramba, eu prefiro pagar o auxiliar da primeira dama Michelle do que pagar a carreta furacão da adolescente de 58 anos que pensa ser uma blogueira de sucesso…
Traduzindo pronta e acabada esta criatura:
“Matuta despachada!”, como é definida por aqui na macega figurinhas deste naipe. 😂
Agora entendi.
Ministério da Saúde adverte: escutar Janja falar diminui seu QI em 50%.
🐔