Para o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Marques de Carvalho, há informações sobre o escândalo dos descontos não autorizados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sendo “criadas e distorcidas para gerar desinformação”. Ele falou sobre as investigações do caso em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 8.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Marques de Carvalho abriu o discurso à imprensa com a afirmação de que “vivemos um momento em que, muitas vezes, algumas informações são tratadas de maneira inadequada”. A desinformação, disse, “é prejudicial para a população brasileira, principalmente para os aposentados e aposentadas” vítimas da fraude.
A fala é possivelmente uma referência ao vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) com uma explicação sobre a relação do governo Lula com o esquema de fraudes no INSS. Publicado na última quarta-feira, 7, em seu perfil oficial no Instagram, o vídeo teve cerca de 60 milhões de visualizações em menos de 24 horas.
Ministros do governo Lula comentam escândalo no INSS
Além do diretor da CGU, os ministros da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o presidente do INSS, Gilberto Waller, falaram nesta quinta-feira na coletiva de imprensa para atualização da Operação Sem Desconto.
A operação, deflagrada pela Polícia Federal em parceria com a CGU, apura o esquema de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas. A fraude se deu a partir de associações de benefícios que, em conluio com servidores do INSS, burlaram o processo de autorização dos segurados para obter descontos associativos.
O que o povo quer saber e é obrigação do ministro da CGU é explicar como ainda não saber quem sãos os mentores, os articuladores e quem apertou os dedos dos mecanismos operacionais que acionaram os furtos e as transferência de recursos. Ow coisa difícil para o Ministério do Controle saber isso, ações continuadas a meses e meses e ainda não sabe, ainda estão investigando, já era pra vir numa coletiva de imprensa é pra dizer quem sãos os gatunos. Uma fala sem pé nem cabeça, sem sentido, sem rumo, totalmente fora do do fato que está acontecendo. Quem vai pagar a conta, novamente somos nós pagadores de impostos?
O culpado é:
( ) o mordomo que não avisou
( ) o Bolsonaro que fez MP contra o roubo
( ) o Congresso que vetou a MP abrindo o roubo
( ) os manés que votam em ladrões
Na ocasião o ptesidente do INSS deixou claro que os assaltados manés poderão receber o que lhes foi roubado sob a irresponsabilidade do INSS quando recuperarem os recursos … isto obvianente depende da justi$$a e aí estaremos no céu e não precisaremos de dinheiro e como ocorreu mais de uma vez no país esta devolva a grana roubada aos ladrões.