O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) deve protocolar um pedido de impeachment contra o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira, 15, informou o Metrópoles. O parlamentar já havia anunciado a medida, no início da semana, em uma postagem no X.
O motivo do impeachment foi o exercício de atividade política por Flávio Dino, conduta que é vedada pela Lei dos Crimes de Responsabilidade e sujeita os ministros do STF à cassação do cargo.
Dino manifestou apoio político durante evento público no Maranhão. O ministro sugeriu uma “chapa imbatível” para o governo daquele Estado — do qual ele já foi governador —, indicando o atual vice-governador Felipe Camarão (PT) e a professora Teresa Helena Barros como possíveis candidatos.
O documento no qual Nikolas pede o impeachment de Dino cita, ainda, desconforto entre aliados do governador Carlos Brandão (PSB), adversário de Camarão, afirma o Metrópoles.
A conduta de Flávio Dino que motiva o pedido de impeachment por Nikolas Ferreira
Durante aula magna no Centro Universitário UNDB, em São Luís, Flávio Dino se dirigiu a Camarão, com a sugestão: “Coloque a Teresa como vice-governadora, que essa chapa vai ficar imbatível, porque essa mulher é popular”, afirmou o ministro. Nikolas entende que essas falas excedem a liberdade de expressão e interferem no processo político local.
Outro ponto do pedido utiliza declaração de Felipe Camarão, que em entrevista ao canal MyNews, destacou: “Nós elegemos 26 vereadores em 2024. Nosso campo político, nosso time: Lula, Brandão, Dino e Camarão”, reforçando, segundo Nikolas, a participação eleitoral de Dino depois de assumir o STF em fevereiro de 2024.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Interlocutores do ministro rebatem as acusações e alegam que as declarações de Dino foram feitas em tom de brincadeira, sem nenhuma ação partidária. Nikolas Ferreira também anuncia que prepara outra representação contra Dino no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Flávio Dino foi juiz federal de 1994 a 2006, governou o Maranhão de 2015 a 2022, e ocupou o Ministério da Justiça no governo Lula antes de ser nomeado ao STF em dezembro de 2023. Ele tomou posse em fevereiro de 2024.
🐳🐋🐋🐋🐋🐳🐳🐋🐋🐋🐋🐋🐋🐳🐳🐳🐋🐋🐋🐳🐳🐋🐋🐋🐋🐋🐳🐋🐳🐳🐋🐋🐋🐋🐋🐋🐋
Como na ficção , que é mais coerente que a realidade, precisamos de uma princesa Léia de STAR WARS , pra despachar o JABA DE HUT pra aquele lugar…
Esse é o baixo nível dos integrantes do STF!
Presumo que o Batoré do Amapá já foi devidamente “convencido” do contrário em Pequim e na alfândega do aeroporto de Moscou.
Isso deveria ser automatico. Teve atuacao partidaria é automaticamente afastado do cargo.
Devia pedir também o impeachment do
Cachaceiro, ladrao e descondenado, que vem cometendo um crime de responsabilidade atrás do outro
Muito bem Nicolas você faz a diferença
O jovem deputado NIKOLAS ao pugnar com a verdade tão óbvia e declarada tem o respeito da nação que o ama, o impedimento de tão nefasto sinistro que jamais deveria ser nomeado para a suprema corte como infelizmemnte muitos dos que lá estão que fizeram do equilíbrio do Estado um pardieiro e valhacouto de ditadores esquizofrêmicos a massacrar uma nação que chegou ao seu limite … a hora está chegada, vamos ao lixo ou à luta não há alternativa.
Esse deputado mineiro sozinho, nesse congresso eivado de omissos e covardes, representa todo o povo brasileiro, quisera eu, meu estado tivesse deputados e senadores combativos como ele. Elegi o Salles e o Pontes de quem nem ouço falar.
É preciso mudar urgentemente a forma de escolha e indicação desses ministros, facilitar a cassação e limitar o tempo de permanência no cargo. O Brasil não merece ar por essa ditadura do judiciário sem poder se defender das irregularidade e crimes desses ministros.
Esse gordo comunista é um ser abjeto q nunca deveria ter saído do seu feudo maranhense!