O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, participa, nesta sexta-feira, 2, de uma reunião com um grupo de trabalho da Advocacia-Geral da União (AGU), incluindo o ministro da pasta, Jorge Messias. O objetivo do encontro é discutir um plano de ressarcimento para aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios.
Na quarta-feira 30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em rede nacional para falar sobre o assunto. O petista afirmou que o governo federal vai devolver os valores. “Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”, disse, na ocasião.
A fraude bilionária no INSS veio à tona depois da operação da Polícia Federal que investigou entidades suspeitas de realizar cobranças indevidas. A ação levou ao afastamento de servidores e à prisão de seis suspeitos. Em meio à crise, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido.
Leia mais: “INSS: 1,2 milhão pediram cancelamento de desconto entre 2023 e 2024”
Segundo investigações, o esquema pode ter retirado mais de R$ 6 bilhões de beneficiários entre 2019 e 2024.
Novo presidente do INSS deve acelerar ressarcimento
Lula nomeou Gilberto Waller Júnior para o comando do INSS horas antes do pronunciamento. Ele é procurador federal da AGU. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, não participou da indicação.
Numa tentativa de diminuir os impactos da fraude em sua popularidade, o presidente da República tem cobrado agilidade no ressarcimento de aposentados e pensionistas que foram vítimas do esquema criminoso. Enquanto isso, a oposição articula a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a fraude.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O governo quer agilidade para anunciar a devolução, mas enfrenta dificuldade em calcular o total desviado. A expectativa é que Waller ajude a destravar o plano e acelerar o processo.
Quem tem que devolver é quem roubou.