O deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE) apresentou, nesta terça-feira, 6, um projeto de lei que proíbe o desconto automático de valores em benefícios recebidos por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
+ Leia mais: “Rees do INSS a sindicato liderado por irmão de Lula aumentam 564% em 5 anos”
A medida quer proteger os beneficiários de cobranças indevidas, de autorizações forjadas e serviços não contratados.
Segundo Forte, a proposta é uma reação imediata às fraudes no INSS por meio de descontos não autorizados aplicados por sindicatos e associações, feitos diretamente na folha de pagamento dos beneficiários.
Ainda segundo o deputado, a intenção do projeto de lei é deixar que o aposentado decida, de maneira objetiva e formal, sobre a aplicação ou não de desconto na folha de pagamento.
+ Leia mais: notícias de Política em Oeste
“Não se trata de impedir a atuação das entidades, mas de garantir que o aposentado tenha controle total sobre o seu benefício e que qualquer filiação seja uma escolha legítima, e não uma armadilha escondida em letras miúdas”, disse Forte.
Irregularidades no INSS
Investigações da Polícia Federal (PF), da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) mostram que a maioria dos descontos feitos por associações e sindicatos não teve autorização dos interessados.
Nos últimos cinco anos, os rees do INSS para o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) aumentaram 564%. Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é vice-presidente da instituição.

Além da Sindnapi, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) também é alvo da investigação. Segundo o relatório da PF, a associação arrecadou cerca de R$ 2 bilhões em descontos da Previdência Social.
Leia também: “Compromisso com a desonra” , artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 266 da Revista Oeste
SL
Somos mais de 28 milhões de aposentados com um salário mínimo.
Tem direito ao consignado de 35%%
Sobra mil reais por mês.
Quem empresta para pobre não perde.
Por favor acabem de uma vez com os descontos dos aposentados.
Ajudar é bom para salvar dos caloteiro. Agiota e por aí vai.
Tramela de ferro em porta arrombada.