Nesta quarta-feira, 2, militantes de esquerda invadiram a Câmara Municipal de São Paulo para defender a cracolândia. Os ativistas reclamam de decisões do prefeito Ricardo Nunes (MDB) que, segundo os militantes, dificultam a atuação de ONGs que supostamente ajudam os usuários de drogas.
O nome do grupo que causou tumulto na galeria da Câmara se chama Coletivo Tem Sentimento. Em seu perfil do Instagram, a ONG se define como “um coletivo de geração de renda para mulheres, pessoas trans e imigrantes no território da cracolândia”.

A ONG é contra o policiamento na cracolândia
O Coletivo Tem Sentimento é declaradamente contra a presença de policiais na cracolândia. A região, que fica no centro de São Paulo, é conhecida por ser propícia a crimes. Moradores, comerciantes e visitantes frequentemente relatam roubos, furtos e assaltos naquela parte da cidade.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Recentemente, o prefeito Ricardo Nunes informou que vai desativar a sede da ONG. O local fica justamente na cracolândia. A Secretaria de Direitos Humanos ofereceu um novo espaço para os militantes, mas o grupo afirma que não quer sair do centro da capital paulista.
“Craco Resiste”
O Coletivo Tem Sentimento não é a única ONG que defende a cracolândia. A Craco Resiste, por exemplo, também atua em favor dos usuários de drogas. Este último grupo é contra a atuação da Polícia Militar na região.
Leia também: “Operação dignidade”, reportagem de Uiliam Grizafis publicada na Edição 256 da Revista Oeste
Nas redes sociais, é possível ver fotos de integrantes da Craco Resiste ostentando cachimbos de crack. Uma das imagens mostra quatro pessoas segurando um objeto que representa o cachimbo. Na descrição está escrito: “Somos todxs usuários! A Craco resiste na luta antimanicomial”.




Por que não informam, os financiadores dessas ong’s ??? Reportagem incompleta.
O cérebro é um órgão fantástico! Começa a funcionar antes mesmo do nascimento e trabalha sem parar até que a pessoa se torne de esquerda.
Eles ganham o quê com a Cracolândia? Alguma coisa eles devem ganhar para defender o indefensável!
Quando o Estado é inepto e/ou composto por vagabundos oportunistas, medíocres e corruptos, por óbvio que buscará o apoio de todo grupo marginalizado para sustentação.
E é assim que uma região vai se deteriorando, na medida de atender às demandas de seus iguais para e do poder.
Não é à toa que as escolas cívico-militares e o expurgo de militantes nas escolas públicas é, o pavor do que consideramos esquerda!
Até prova contrária essas ongs servem apenas para manter um comércio milionário onde somente os traficantes ganham. Defender a manutenção duma condição de total degradação é, no mínimo, desumano.
trabalhei alguns anos de minha vida na tentativa de recuperar vidas das drogas, hj fiz muitas amizades vom ex usuários que voltaram a uma vida social normal recuperando alto estima, familia e identidade. essas ongs querem somente dinheiro público e que se fodam os seres humanos aprisionados neste vício maligno que são as drogas psicoativas.
Pela aparência dos membros dessas ONGs fica claro que recebem bons descontos nas pedras que eles usam