Samir Xaud, potencial candidato às eleições para presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), responde a um processo de improbidade istrativa por supostas fraudes quando era diretor do Hospital Geral de Roraima (HGR).
Leia mais: “Xaud avança para presidência da CBF com o apoio das federações e simpatia de Gilmar Mendes”
Segundo o Ministério Público (MP) estadual, Xaud e outros gestores atuaram na falsificação de documentos para simular serviços. O prejuízo foi de quase R$ 1,5 milhão ao governo do Estado. A ação tramita na Justiça de Roraima.
O processo por improbidade istrativa contra Xaud foi movido em 2023, com base em uma apuração do Tribunal de Contas de Roraima. O Ministério Público apontou “expediente fraudulento” de gestores do hospital de 2017 a 2020 para favorecer indevidamente a empresa Coopebras, por meio de documentos falsos.
Para o MP, as falsificações tinham a intenção de pagar o HGR por serviços não prestados, como plantões médicos, exames, cirurgias e uso de equipamentos hospitalares. O valor desviado dos cofres públicos deve ser restituído pelos acusados do crime, conforme pedido do Ministério Público de Roraima.
Além de Xaud, foram acusados outros diretores do hospital público e fiscais de um contrato da Secretaria de Saúde de Roraima com a empresa suspeita de receber verba irregularmente.
Samir Xaud é favorito na disputa pela CBF
Xaud sucedeu o pai, José Gama Xaud, no comando da Federação Roraimense de Futebol em janeiro desse ano. Isso ocorreu depois de ele se apresentar como candidato único para as eleições da entidade.

Agora, o nome do dirigente surge como principal candidato nas possíveis eleições para novo presidente da CBF. Isso se dá mesmo diante da ausência de times de Roraima na elite do futebol brasileiro
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Nomeado interventor da confederação, Fernando Sarney pretende acelerar o processo eleitoral. Destituído da presidência da entidade, Ednaldo Rodrigues tenta, no Supremo Tribunal Federal, voltar ao cargo. A CBF elegerá seu novo presidente no próximo dia 25.
Leia também: “Outro 7 a 1”, reportagem de Augusto Nunes e Eugenio Goussinsky publicada na Edição 269 da Revista Oeste
Brasil está infestado de ladrões, e nós, mansamente, observando o saque ao nosso dinheiro 😊🥴💸💸💰
Se fosse ficha limpa não seria jamais indicado . Tem que seguir o esquema planejado . Está tudo muito claro . E assim vamos , vendo isso tudo sem poder sequer denunciar . Pois a conta só aumenta …
Arisco dizer que ninguém, seja ficha limpa ou não, que assumir como presidente da CBF, consegue resistir por muito tempo aos encantos do poder e do dinheiro, este último, à praga do mundo material, todos se curvam a ele e os que resistem são heróis, viram santos, e se candidatam, conscientes ou não, aos encantos do céu.
É impressionante como qualque nome citado para presidência da CBF tem sempre um pé na lama e outro na bos…💩💩💩💩
Uma constatação sem nenhuma segunda intenção : Tudo que , em matéria de política e afins, vem do norte e nordeste do país não presta
Vc cometeu uma impropriedade, Marim, Marco Polo Del Nero, ambos paulistas, Teixeira, carioca, Ednaldo, baiano. Falha de caráter não tem a ver com o estado de origem e sim com falta de berço, o pais tá impregnado de canalhas em todas as esferas de poder, a diferença é que a CBF é mais vulnerável aos ataques porque é privada e mexe com uma dinheirama cuja ganância dos oportunistas é visível.
Isso é Brasil
Meu! Se o cara desviou recursos, responde por mal uso de verbas, corrupção, e falcatruas , então é forte candidato a qualquer cargo público ou presidente de estatais.
Quiçá presidente da República, será o novo nome da esquerda se lerem esta reportagem.