O gerente de pesquisa da ONG Transparência Internacional, Guilherme , citou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli ao denunciar principalmente o desmonte do combate à corrupção em países da América Latina.
Conforme noticiou o jornal Gazeta do Povo, a citação ocorreu durante participação do dirigente em uma audiência nesta segunda-feira, 3, na comissão de direitos humanos na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos Estados Unidos.
Toffoli: anulação de processos da Lava Jato
usou como exemplo do desmonte a decisão monocrática de Toffoli que anulou todos os processos e investigações conduzidos pela Operação Lava Jato contra o empresário Marcelo Odebrecht, um dos donos da empresa que aparece entre as principais beneficiárias de esquemas de corrupção durante as gestões petistas anteriores ao governo Michel Temer.
Ao site UOL, diz o jornal, afirmou que a decisão de Toffoli tem gerado “reflexos sistêmicos” nos outros países da América Latina. Isso acontece principalmente porque o Judiciário brasileiro se recusa a cooperar em investigações de corrupção ao impedir o envio de dados e depoimentos no exterior.
“Daí a nossa decisão de protestar em conjunto com outros países na OEA”, disse ao site nesta quarta-feira, 5. Em fevereiro, Toffoli também anulou todos os atos da Operação Lava Jato contra o ex-ministro Antonio Palocci. A decisão envolve as ações resultantes da força-tarefa do Ministério Público Federal pelo então juiz Sérgio Moro, que hoje é senador.
Ao comentar sobre a decisão, no mês ado, a Transparência Internacional disse que a medida “abala” a confiança no STF. Recentemente, o Brasil atingiu a sua pior pontuação no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), mantido pela Transparência Internacional.
Brasil: cada vez mais corrupto, segundo índice
O índice, divulgado em fevereiro deste ano, se refere a 2024 e mede a impressão de especialistas e empresários sobre o nível de corrupção no setor público de cada país.
Para aferir o IPC de cada um dos 180 países avaliados, são atribuídas notas em uma escala de 0 a 100. Quanto maior a nota, melhor é a percepção sobre a integridade do país. A nota do Brasil foi 34, empatando com Nepal, Argélia, Malauí, Níger, Tailândia e Turquia.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
Tudo de ruim que está acontecendo no Brasil é culpa exclusiva do Senado Federal, que tem o poder de frear os ímpetos ilegais do ministros do STF. Mas como a maioria dos Senadores tem o rabo preso, a coisa só piora. Em 2026 é a nossa chance de eleger a maioria absoluta de direita. E cuidado com os falsos políticos que se dizem de direita, vivem na canhota e no interesse escuso.
Do senadores e de todos nós cidadãos, estou vendo poucas informações a respeito do protesto do dia 16 de março, então concluo que somos culpados também…
“Amigo do amigo do meu pai..” é amigo do Luladrão e todos os condenados anteriormente na Lava-Jato… É um mártir dos esquerdolóides…
O Brasil tomado!
Loucura nossa, que nos omitimos e nos acovardamos diante dessa situação caótica e crítica que a Globo, o STF e as FA nos colocaram!
Sentindo falta dos comentários tradicionalmente sábios e cordiais de Léo e Antônio, defendendo o indefensável…
O STF está desmoralizado no munfo jnteiro, além de perseguição política, censura, prisões absurda são protetores de corruptos.
Toffoli o ” amigo do amigo do meu pai”, denunciado por Marcelo Odebrecht quer enterrar de vez a Lava Jato , porém não adianta esta sacramentado que foi denunciado.
O atual colegiado da Suprema Corte sujou a imagem da Instituição internacionalmente. Pior que os ministros se acham,mas deveriam se envergonhar.
STF politizado. Motor de polarização e discurso de ódio. Mérito e notável saber jurídico aram longe desta instituição.
Vivemos sob uma cleptocracia.
Parabéns STF não há democracia sem corrupção. Por isso eles prendem inocentes e liberam ou protegem criminosos e traficantes. É a mais pura inversão de valores.