Pular para o conteúdo
publicidade
Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o 'Núcleo Dois' da PET nº 12.100 | Foto: Rosinei Coutinho/STF
Edição 266

Compromisso com a desonra

A sessão do STF que tornou réus os seis supostos membros do suposto 'Núcleo Dois' do suposto 'golpe' é algo que nem as piores ditaduras brasileiras tiveram estômago para colocar em prática

J. R. Guzzo
-

Se você está chocado com o que o STF acaba de fazer, mandando para julgamento mais seis acusados do seu “Golpe dos Estilingues”, saiba que há todas as razões para sua indignação. O que o brasileiro está vendo, quando tem algum tempo ou interesse para prestar atenção nesse tipo de coisa, é algo a que normalmente só se consegue assistir uma vez na vida: pura e simplesmente, a condenação dos réus antes do julgamento. É a vergonha mais destrutiva que a Justiça deste país já viu em toda a sua história.

O que Alexandre de Moraes e seus parceiros de STF estão fazendo é algo privativo dos sistemas judiciais da Coreia do Norte, Cuba ou coisas que o valham. Mais precisamente, são nossos “Processos de Moscou” — algo que nem as piores ditaduras brasileiras, de 1500 para cá, tiveram estômago para fazer. É até mais grosseiro, pensando bem. Nos processos da velha Rússia comunista, a ditadura não perdia seu tempo com fingimento. “Não precisamos ter a razão”, diziam, “porque temos a força”. Aqui o STF diz: “Nós temos só a força, mas exigimos ter também a razão”. Dá nessa farsa que está aí.

No mais, é a mesma miséria que se vê na Justiça de qualquer ditadura. Qual é a diferença? Lá como cá, segue-se a regra básica do falso Judiciário — fazem a lista dos culpados, escolhem a pena de cada um e depois montam um tribunal com cenário de Projac, com juiz, promotor e até advogado de defesa, mais uma imprensa tipo Pravda que trata essa contrafação toda como se fosse um julgamento de verdade. Não criaram a pena de morte para os réus, como havia na Rússia de Stalin. Mas ar 17 anos na Papuda, ou o resto da vida, pode ser até pior que qualquer campo de concentração na Sibéria.

Jornais da URSS publicados na década de 1970 (Pravda, Leninskoye Znamya, entre outros) | Foto: Shutterstock

É a situação de desgraça a que a Justiça brasileira foi reduzida pelo STF, com a agravante da hipocrisia. Nos processos de Moscou dos anos 1930 ou da Coreia do Norte de hoje, pelo menos, os juízes ficavam na sombra. Aqui os ministros fazem questão de se exibir em público como carrascos. Alexandre de Moraes e Flávio Dino debocham abertamente dos acusados, fazendo piadinhas com a morte do papa Francisco. Humilham os advogados, e violam o pleno direito de defesa. Fazem questão de esfregar na cara do público que no STF não adianta falar em lei, porque “quem manda nisto aqui é a gente”. Moraes e Dino, mais até que os outros, divertem-se na frente dos réus com exibições de sadismo.

Tem sido assim desde o primeiro minuto do “Golpe dos Estilingues”, mas a sessão que transformou em réus os seis acusados de comporem o “Núcleo Dois” parece ter sido desenhada, de propósito, para dar um recado: “Olhem aqui, nossas intenções são as piores, e ninguém pode fazer nada”. De fato, não houve rigorosamente nada de certo em nada do que Moraes e Dino fizeram nessa última decisão. (Os três outros ministros da câmara que está cuidando do caso valem zero elevado à potência zero, mesmo porque um deles era o advogado pessoal de Lula até ganhar a sua cadeira no STF.)

O prefácio já foi um horror. Moraes se recusou a intimar as testemunhas de defesa; nada do que dissessem iria valer nada para os julgadores, claro, mas nem as aparências foram mantidas. Os celulares dos advogados, e de quem mais compareceu à sessão, foram apreendidos, lacrados e só devolvidos no fim dos trabalhos. Foi outro surto de “aqui quem manda sou eu”. Moraes cismou que alguém iria gravar vídeos da sessão — mas a sessão era pública, e estava sendo exibida na TV do STF. Foi proibido, para todo mundo, gravar imagens dos acusados, antes, durante ou depois do julgamento.

O ministro alegou que essas imagens poderiam ser exibidas nas redes sociais para espalhar fake news. Mas como ele poderia saber que as news seriam fake se ainda não tinham sido divulgadas? E se fossem verdadeiras? Também seria proibido, previamente? Moraes acusou quem discorda de suas decisões de pertencer a “milícias digitais” — um insulto para as dezenas de advogados, com a melhor reputação profissional, que têm criticado os desvios do STF — incluindo-se aí, presumivelmente, a OAB. Dino chamou os críticos de “juristas da internet”.

YouTube video

É como se ninguém mais pudesse fazer comentários sobre qualquer coisa decidida na Justiça brasileira — um direito tão líquido, e bem mais certo que os direitos de Dino para sentenças. Moraes decidiu também que ele pode — sim, senhor — ser juiz de uma causa em que ele próprio é vítima, com o espetacular argumento de que a vítima não é ele, Moraes, e sim o “Estado Democrático de Direito”. Não é vítima? Como assim, se a denúncia da PGR, que foi aceita pelo mesmo STF, diz que ele iria ser assassinado pelos “golpistas”?

Se o prefácio foi ruim, imagine-se então o pré-difícil. A verdade, que é óbvia desde que tiveram a ideia de transformar em golpe armado o quebra-quebra do dia 8 de janeiro de 2023, ficou ainda mais óbvia com a decisão tomada contra os seis réus do “Núcleo Dois”. O começo, o meio e o fim desse problema todo é que até hoje Moraes, o STF, o governo Lula e a mídia não conseguiram apresentar a mais mísera prova da culpa de ninguém, a começar pelos que já estão cumprindo pena de 17 anos de cadeia por “golpe armado” e, ao mesmo tempo, “abolição violenta do Estado de Direito”.

Não conseguem apresentar nenhuma prova do golpe por uma razão imbatível: não houve golpe. O regime se condenou, a partir da decisão de que a baderna de 8 de janeiro foi uma “insurreição”, a fabricar provas de um crime inexistente. A dificuldade é que não conseguiram fazer aquilo que queriam — como acusam os “golpistas” de só não terem dado o “golpe” porque não tiveram competência para dar. Talvez Moraes e a PF até conseguissem emplacar melhor a fraude do golpe se tivessem alguma habilidade no métier, mas o fato é que não têm — e acabaram por se meter nessa palhaçada que está aí.

Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o ‘Núcleo Dois’ da PET nº 12.100 | Foto: Antonio Augusto/STF

O erro fatal de Moraes e da PF — que na prática vai ser fatal para as suas vítimas, e não para eles — foi jogar todas as fichas na célebre “delação premiada” do coronel Cid. O problema da delação do coronel, até agora, é que o coronel não delatou nada — ou, pelo menos, nada que possa ser remotamente considerado prova num processo sério. Nem a PF ou Moraes ficaram satisfeitos com a pescaria de provas no pesqueiro de Cid — muito lambari, mas peixe mesmo, que é bom, nada. Ficaram meses esperando alguma coisa, mas a certa altura parecem ter perdido a paciência. Se não tem tu, vai tu mesmo — e eles foram, dizendo que o coronel tinha feito revelações definitivas sobre o golpe e sobre a culpa de Jair Bolsonaro.

A partir daí nada deu certo, e nem poderia dar. O regime fundamentou todo o seu caso na delação de Cid (foi daí que tiraram 100% das suas provas “robustas”, como diz a mídia), e a delação de Cid não serve de alicerce nem para uma casinha de boneca. O delator já mudou sua delação uma meia dúzia de vezes. Disse que tudo o que está no relatório foi a polícia que escreveu, e ele só assinou. O próprio Moraes já anulou o depoimento dele — e o mandou de volta para a cadeia, de onde tinha saído após a delação, até que viesse com alguma coisa mais satisfatória. Ameaçou publicamente o coronel, seu pai, sua mulher e sua filha — ou assinava o que deveria , ou todos iriam sofrer as “consequências”. Que valor como prova pode ter uma salada dessas?

O que se tem, ao fim e ao cabo, é o seguinte, e nem um átomo a mais: de um lado, Moraes, a PGR e a polícia têm o que o coronel falou para eles, e de outro há a palavra dos acusados negando as afirmações do coronel. Dá um zero a zero, na melhor hipótese — ou seja, ignorando o vai não vai do delator. “A”, segundo a polícia, diz que “B” fez. “B” diz que não fez. “A” não tem mais do que as suas próprias afirmações; ele não pode comprovar materialmente nada do que disse. Há umas declarações dos comandantes militares que serviram no governo Bolsonaro — mas são apenas ruídos de coelhos assustados querendo salvar o próprio couro.

Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro | Foto: Montagem Revista Oeste/Divulgação/STF/SCO
Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro | Foto: Montagem Revista Oeste/Divulgação/STF/SCO

A penúria de provas ficou exposta como uma ferida na testa durante a sessão que tornou réus os seis supostos membros do suposto “Núcleo Dois” do suposto “golpe”. Não existe, logo de cara, o “Núcleo Dois”. Isso é criação da polícia, para organizar melhor as hipóteses das 900 páginas do seu relatório; seriam seis núcleos ao todo. Não há nenhuma prova de que um dos réus mais abertamente odiados por Moraes, o ex-assessor presidencial Filipe Martins, tenha algo a ver com a imputação que lhe é feita — ser o responsável pela “minuta do golpe” na qual os jornalistas acreditam como se acredita no Tratado de Versalhes. Não há provas, aliás, do que diz essa minuta; até agora a defesa não teve o a ela. Não há prova nem de que seja um plano de golpe. O que se diz é que a “minuta do golpe” é um papel não assinado com considerações sobre a possibilidade de se pedir ao Congresso a decretação de um estado de sítio ou coisa parecida.

Não há provas de que o ex-diretor da Polícia Rodoviária tenha tentado impedir eleitores lulistas de votarem na eleição de 2022 — se fosse verdade, por que a PF não apresentou até agora nenhum eleitor de Lula que foi impedido de votar nele pela Rodoviária de Bolsonaro? Não há prova nenhuma, nem próxima nem distante, de que o general Mario Fernandes tenha comandado a “Operação Punhal Verde-Amarelo”, que iria matar Lula, Alckmin e o próprio Moraes. Não há, em suma, prova de que os seis acusados tenham feito qualquer das coisas que a PGR e a PF dizem que eles fizeram, e essas provas não vão aparecer nunca. Há as coisas que o coronel Cid diz — e só.

Pior do que tudo, talvez, é a hostilidade cada vez mais aberta de Moraes, Dino e os outros contra os acusados — só falta dizer em público quantos anos de cadeia já resolveram socar em cada um, porque culpados eles já são, e condenados já foram. Como será possível alguém acreditar, fora do PT, da USP e da mídia, que as sentenças serão imparciais? Ou, vendo a questão por outro prisma: como é possível, do ponto de vista técnico e jurídico, que nenhuma, absolutamente nenhuma, das dezenas de razões que os advogados de defesa apresentaram foi aceita até agora pelos juízes?

Os advogados não podem ser débeis mentais — não os advogados de seis réus diferentes, o tempo todo e em 100% de tudo o que dizem. Não faz nexo nenhum, como não faz nexo que sejam tratados, no plenário do STF e na imprensa, como “bolsonaristas” que estão querendo “impunidade” para os “golpistas” e o “fim da democracia”, quando estão apenas trabalhando por seus clientes, direito garantido pela Constituição Federal. O que querem: advogados como os que havia nos Processos de Moscou, que se limitavam a pedir a clemência do tribunal?

Se já está desse jeito agora, imagine então como estará na hora do julgamento mesmo, com Bolsonaro na cadeira do réu-mor, Moraes, Dino e os demais ainda mais excitados do que estão hoje e o STF tendo de dizer que a palavra do coronel Cid tem valor de prova absoluta contra todos os réus, mesmo sem nenhuma evidência física de que aquilo que ele diz é verdade? Vão ter de fazer isso na frente do mundo inteiro. Se já ficaram tão fora de si com o que acabam de ler numa simples matéria da revista The Economist, como estarão na hora das sentenças finais?

Podem até absolver, numa tentativa de salvar alguma aparência, alguém da arraia-miúda, como vêm condenando os proletários do dia 8 de janeiro — até agora, só foram punidos os pobres coitados que não podem se defender. Mas os ministros condenaram a si próprios a condenar os peixes gordos, e a cada dia vai ficar mais evidente que estão agindo, na prática, como os piores tribunais-bandidos de ditadura subdesenvolvida. O fato é que o STF, o governo Lula e seu sistema de apoio am um contrato com a desonra. Agora vão ter de cumprir.

Advogado Sebastião Coelho da Silva, durante julgamento da denúncia sobre o ‘Núcleo Dois’ da PET nº 12.100 | Foto: Antonio Augusto/STF

Leia também “A caminho do cemitério”

66 comentários
  1. Adailton Ribeiro de Oliveira
    Adailton Ribeiro de Oliveira

    STF tribunal da inquisição.

  2. EDUARDO SILINGARDI LOPES
    EDUARDO SILINGARDI LOPES

    PSICOPATIA INCURÁVEL

  3. Zélia Vieira Woolf de Oliveira
    Zélia Vieira Woolf de Oliveira

    Parabéns Guzzo, texto brilhante e certeiro. Triste Brasil.

  4. Rogério James de Andrade
    Rogério James de Andrade

    Cada dia o Sr Guzo se renova com seus comentários assertivos,indo direto no âmago da questão e jogando no lixo,que é o lugar exato que esses Torquemadas deveriam ir.Quanta crueldade com pessoas inocentes,destruindo famílias e destruindo um país,que hoje o assunto principal é a corrupção em todos os setores.É ministro se envolvendo na CBF, é ministro se envolvendo no INSS para o filhote abocanhar milhões.È estarrecedor, chocante assistirmos o nosso país em bancarrota.Pior ainda é não vermos a grande imprensa,os outros ministros, OAB e presidentes dos poderes se movimentarem para sairmos dessa encruzilhada.Só nos resta orarmos,ou esperar um sopro salvador do gigante do norte.

    1. Claudete Sartori Lazzarotto
      Claudete Sartori Lazzarotto

      Maravilhoso Guzzo, esse texto é importante leitura , nos traz vontade de lutar contra todas essas vergonhas e desmandos desses pulhas. Espero ardentemente assistir a derrocada final!

    2. Claudete Sartori Lazzarotto
      Claudete Sartori Lazzarotto

      Parabéns Guzzo, rezo todos os dias para que esses canalhas paguem por todos esses crimes q estão cometendo, e ja esta próximo o dia da derrocada.
      Porque nada dura para sempre .

  5. João Bosco Almeida Brito
    João Bosco Almeida Brito

    O maior erro do Alexandre de Moraes foi intervir nas eleições de 2022, retirando um ex-presidiário, dando todo apoio a esse Luiz Inácio Lula da Silva, fazendo manobra política para ser vencedor, enfiou goela abaixo esse bandido ao povo brasileiro, com a perseguição desses tiranetes do STF e TSE, ficou difícil para Jair Messias Bolsonaro, reeleger-se, com todo apoio da maioria do povo brasileiro, estava praticamente derrotado pelo o sistema político podre que temos no Brasil.
    Só existe uma solução para o Brasil, a luta armada, pensar bem, a esquerda jamais vai largar o Poder.

  6. João Bosco Almeida Brito
    João Bosco Almeida Brito

    O maior erro do Alexandre de Moraes foi intervir nas eleições de 2022, retirando um ex-presidiário, dando todo apoio a esse Luiz Inácio Lula da Silva, fazendo manobra política para ser vencedor, enfiou goela abaixo esse bandido ao povo brasileiro, com a perseguição desses tiranetes do STF e TSE, ficou difícil para Jair Messias Bolsonaro, reeleger-se, com todo apoio da maioria do povo brasileiro, estava praticamente derrotado pelo o sistema político podre que temos no Brasil.
    Só existe uma solução para o Brasil, a luta armada, pensar bem, a esquerda jamais vai largar o Poder.

  7. Elisa Carpim Corrêa
    Elisa Carpim Corrêa

    Que desabafo! Obrigada.

  8. Gilberto de Magalhães Ferri
    Gilberto de Magalhães Ferri

    A única certeza, hoje, é que em sua defesa, qualquer réu pode alegar não conhecer a lei, pois estas ainda não foram publicadas.Assim como também pode alegar o desconhecimento da língua utilizada, pois não mais é possível ao brasileiro interpretá-la em português.

  9. Valdez
    Valdez

    Quando até a Carminha resolve fazer troça do sofrimento do povo a gente tem que aceitar que, sim, está tudo perdido nesse país. Para essa m… que eu quero descer.

  10. Francisco Valberto Paes Rodrigues
    Francisco Valberto Paes Rodrigues

    Brilhante, como sempre, mestre Guzzo…!!!

  11. RICARDO MARTINEZ
    RICARDO MARTINEZ

    DISCORDO! Os “três demais juízes” que estão julgando o caso valem ZERO!!!
    Por definição, qualquer número elevado à potência 0 vale 1 (hum), INCLUSIVE O PRÓPRIO ZERO! Então, dar valor 1 para essa gente é INISSÍVEL!!! É Z E R O !

  12. ANDERSON SOARES DA SILVA
    ANDERSON SOARES DA SILVA

    Sensacional. O STF é um tribunal de exceção que reabilita corruptos e condena inocentes. A História irá cuidar deles e ainda responderão pelas consequências de seus atos irresponsáveis. Torço para que este Tribunal seja dissolvido e seus membros julgados por seus crimes nefastos.

  13. Sidnei Gonçalves De Azevedo
    Sidnei Gonçalves De Azevedo

    Muito bem colocada a expressão “Alexandre de Moraes e seus parceiros “, pois o que é Alexandre de Moraes faz é corroborado pelo resto do STF.

  14. Dalmacio Irapuan dos Santos
    Dalmacio Irapuan dos Santos

    O Senado(?) está encabrestado! São covardes, omissos e cúmplices dessa corja denominada (S)empre (T)ratantes e (F)arsantes.

  15. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Guzzo sempre impecável em suas análises e estamos nesta situação desde 2019 por total omissão do Congresso Nacional, especialmente do Senado.

  16. PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    SE EU FOSSE O BOLSONARO DESISTIRIA DE APRESENTAR DEFESA. AO FAZÊ-LO, E COM OS MELHORES PROFISSIONAIS DA ÁREA, LEGITIMA A FARSA CRIADA PELO CONSÓRCIO.

  17. PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    TRISTE BRASIL TRISTES BRASILEIROS.

  18. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    Artigo maravilhoso para falar do horror. Você fala de todos os horrores, e fala mais ainda da imprensa covarde.

  19. JORGE LUIS
    JORGE LUIS

    E se todos os advogados e parlamentares no evento, se negassem a entregar seus celulares, como ficaria? E se ainda, colocassem esparadrapo na boca o que diria a mídia? E ficassem ali, deixando os deuses falando com as paredes, o que aconteceria? Por que não o fizeram?

  20. Marlene Alves de Freitas
    Marlene Alves de Freitas

    Se em 2026 não derrubarem esse sistema, esqueçam o que um dia foi esse país.

  21. Soraya Jerico de Carvalho
    Soraya Jerico de Carvalho

    O caminho que eles tomaram não tem volta; a lei foi colocada de lado como em qualquer Ditadura. Estamos todos nas mãos deles, atônitos, cansados e desorientados.
    Como restaurar a sanidade da população?

  22. Mariangela Tirico Auricchio
    Mariangela Tirico Auricchio

    Guzzo sempre impecável!!!!!

  23. Daniel BG
    Daniel BG

    Assustador. A revelação da paranóia da PF frente às ordens absurdas do STF é mais que preocupante. Estarmos ameaçados por um tribunal comparável ao da Coreia do Norte e da Rússia é mesmo sentença de morte a inocentes.
    Ontem eu escutava os tiros de canhão do quartel do exército em comemoração à vitória em Fornovo di Taro na Segunda Guerra. O que isso significou além da vitória? O exército não é capaz de explicar.

  24. Luiz Carlos Sampaio Afonso
    Luiz Carlos Sampaio Afonso

    Lamentável que os deputados e senadores se acovardam diante de tudo que se a.

  25. José Luís da Silva Bastos
    José Luís da Silva Bastos

    A onde estão os homens de honra das forças armadas,que estão de joelhos para um tirano de toga.

  26. Luis Antônio Dias Vaz
    Luis Antônio Dias Vaz

    Quem vai acabar com essa palhaçada? 2026 está por vim. Moraes vai receber o que merece

  27. Carlos Alberto de Oliveira
    Carlos Alberto de Oliveira

    Guzzo, insuperável

  28. Marcos Marcioni
    Marcos Marcioni

    Atual governo federal, STF, Senado e Câmara Federal, OAB, Globo News, é o Brasil descendo a ladeira.

  29. Vitor Hugo Stepansky
    Vitor Hugo Stepansky

    E o Fux agora jogando para a torcida. Mostrem no Brasil algum pixador que ficou preso no meu dois anos como a Débora? Stalin,,Mao,Pol Pot são fichinhas perto da crueldade de Moraes..Um psiquiatra talvez explique , ou algum trauma de infância que talvez Freud explicasse. Marques de Sade… Sei lá.. No.minimo estranho….

  30. Edson Pichelli
    Edson Pichelli

    O STF é composto por sádicos e cruéis. Quem pode parar esses facínoras? Só Deus, ou será que alguém na Terra é capaz?

  31. Marco Aurélio Oliveira De Farias
    Marco Aurélio Oliveira De Farias

    Ontem tivemos uma GRANDE decepção, a ministra Carmem Lúcia, condenou a Débora do batom, a 14 anos de prisão, enquanto que o ministro Luiz Fux, a condenou a 1 ano e seis meses.
    Será, que a ministra Carmem Lúcia, não tem um pingo de compaixão com a Débora? Será que a ministra precisa ser escrava e seguir os argumentos de Dino e Moraes, que estão usando tudo isso, para amedrontar o povo brasileiro, para que volte a ser como um cordeirinho, que não reclama e não critica nada, e a corrupção continue encampando nos palácios em Brasília e o povo não tenha coragem de reclamar? Por que até o ministro Zanin, teve vergonha e diminuiu um pouquinho a pena da Débora.
    Onde estão as imagens do 8 de janeiro, que segundo Dino, foram apagadas.
    Eles acreditam que todos nós somos um bando de cordeirinhos…

    1. Edivaldo Lopes Santana
      Edivaldo Lopes Santana

      Carmem Lúcia não tem personalidade. Ela é de um cinismo estarrecedor. Finge “defender “ a Constituição Federal, mas na verdade vota como se oficialmente já tivesse no tribunal de exceção. Lembram da censura? Ela disse que a Constituição Federal proíbe qualquer tipo de censura – e não precisava sequer falar isso, mas votou em todos os casos de censura a época das eleições. Não merece nenhuma credibilidade essa Senhora. No mais, não está sendo julgamento e sim um linchamento, de modo que a defesa dos já condenados deveria abandonar e deixar que eles divulguem a sentença já pronta. Querem dar aparência de legalidade ao que já nasceu ilegal e inconstitucional.

      1. Teresa Guzzo
        Teresa Guzzo

        Excelente comentário, essa ministra desrespeita as leis e a Constituição Federal. Pense bem, quando picharam com tinta vermelha o prédio em que mora,ninguém foi punido,preso ou recebeu 14 anos de prisão. Déspota.

    2. Edivaldo Lopes Santana
      Edivaldo Lopes Santana

      Não é julgamento, mas apenas tentando dar aparência de legalidade ao que já nasceu inconstitucional e ilegal.

  32. Inteligencia Artificial
    Inteligencia Artificial

    Vamos deixar de utopias. Nao existe justiça no comunismo, tem muita gente que ainda nao entendeu que estamos lidando com os nefastos comunistas nos poderes da republica. STF MAFIA COMUNISTA.
    O livro negro do comunismo não busca justificar ou encontrar causas para os atos cometidos sob a bandeira do comunismo. Tampouco pretende ser mais um capítulo na polêmica entre esquerda e direita, discutindo fundamentos ou teorias marxistas. Trata-se, sobretudo, de lançar luz a um saldo estarrecedor de mais de sete décadas de história de regimes comunistas: massacres em larga escala, deportações de populações inteiras para regiões sem a mínima condição de sobrevivência, fome e miséria que dizimaram milhões, enfim, a aniquilação de homens, mulheres, crianças, soldados, camponeses, religiosos, presos políticos e todos aqueles que, pelas mais diversas razões, se encontraram no caminho de implantação do que, paradoxalmente, nascera como promessa de redenção e esperança.
    “…os regimes comunistas tornaram o crime em massa uma forma de governo”. Usando estimativas não oficiais, apresenta um total de mortes que chega aos 94 milhões. A estimativa do número de mortes alegado por Courtois é a seguinte:
    • 20 milhões na União Soviética
    • 65 milhões na República Popular da China
    • 1 milhão no Vietname
    • 2 milhões na Coreia do Norte
    • 2 milhões no Camboja
    • 1 milhão nos Estados Comunistas do Leste Europeu
    • 150 mil na América Latina
    • 1,7 milhões na África
    • 1,5 milhões no Afeganistão
    • 10 000 mortes “resultantes das ações do movimento internacional com

    Em edição revisada e com capa nova, O livro negro do comunismo traz uma vasta e complexa pesquisa — os locais, as datas, os fatos, os carrascos, as vítimas contadas às dezenas de milhões na URSS e na China, e os milhões em pequenos países como a Coreia do Norte e o Camboja. Além disso, a obra é amparada por um encarte de 32 páginas com cerca de 80 imagens e por mapas que situam e oferecem ainda mais embasamento ao leitor.

    Publicado originalmente na França, no momento em que a Revolução de Outubro de 1917 completava 80 anos, O livro negro do comunismo logo se tornou sucesso de livraria, com enorme repercussão, e deflagrou diversas polêmicas. Com mais de um milhão de exemplares vendidos no mundo e traduzido para mais de 25 idiomas, O livro negro do comunismo se consagrou e segue como uma obra referencial em estudos sobre o tema até os dias atuais, desempenhando um papel fundamental na compreensão das tragédias e complexidades do século XX.

    A grande fome de Mao
    por Frank Dikötter (Autor)

    ””(QUANDO NAO HÁ BASTANTE PARA COMER, AS PESSOAS MORREM DE FOME. É MELHOR DEIXAR METADE DAS PESSOAS MORREREM, PARA QUE A OUTRA METADE POSSA SE SACIAR. )”” MAO TSÉ-TUNG …
    Nao tem como aplicar o “”AD Hominem “” , esse individuo foi um DEMONIO.

    Este relato é uma reformulação fundamental da história da República Popular da China. Com riqueza de detalhes, pesquisa e um texto pontual, Frank Dikötter expõe um importante período da história chinesa e mostra que, em vez de desenvolver o país para se equiparar às superpotências mundiais, comprovando assim o poder do comunismo — como Mao imaginara —, o Grande Salto Adiante na verdade foi um o gigante e catastrófico na direção oposta. O país virou palco de um dos assassinatos em massa mais cruéis de todos os tempos: pelo menos 45 milhões de pessoas morreram de exaustão, fome ou vítimas de abusos mortais das autoridades. Descortinando as maquinações cruéis nos corredores do poder e o cotidiano da população comum, A grande fome de Mao dá voz aos mortos e esquecidos.

  33. Denis R.
    Denis R.

    Saiam na rua e perguntem ao cidadão comum se eles confiam no STF.

  34. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    DITADORES perdem a noção da dignidade e decência algo que nós manés do mundão de Zeus estamos cansados de ver e provar, estes criminosos totalmente insanos em sua esquizofrenia assassina se lixam ao sofrimento de seu povo mas não há nenhuma dúvida que PAGARÃO SEUS HEDIONDOS CRIMES basta ver como findaram Hitler, Mussolini, Stálin, Che Guevara, Sadam Hussein, Khadaffi e Idi Amin … a vez chegará dos déspotas criminosos tupis chegará e quem sobreviver verá !!!

  35. Carlos Amélio Campello De Figueiredo
    Carlos Amélio Campello De Figueiredo

    Perfeito.

  36. Francisco Nascimento Garcia
    Francisco Nascimento Garcia

    O áudio do Cel. Mauro Cid é sem dúvida muito revelador. O teatro já está armado e seguirão uma narrativa tosca de golpe de estado, que jamais ocorreu.
    Em uma entrevista o LULADRÃO CARNIÇA disse que o Presidente Jair Bolsonaro não voltaria nunca mais à presidência do Brasil, mas que iria depender de que fosse criada uma narrativa para isso. O consórcio lula-STF criou e está seguindo e impondo essa narrativa!

  37. Francisco Nascimento Garcia
    Francisco Nascimento Garcia

    Impecável!
    Parabéns J.R. Guizo!

  38. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Puxa a capivara desses 11 metralhas. 11 jumentos doutribados esquerdistas e o pior de tudo ladrões

  39. Francisco de Assis
    Francisco de Assis

    Há que ponto chegou o stf com esses membros que há compõe. O fundo do poço ainda não, pois tem muita injustiça para cometer. Não imaginava chegar aos meus 68 anos para viver essa barbárie que alexandre de morais e sua turma vem cometendo.

    não

  40. Adelmo cabral
    Adelmo cabral

    Melhor providência a ser adotada pelas defesas dos investigados, agora denunciados, seria não fazer defesa alguma, sequer comparecendo as sessões de julgamentos. Iriam todos os defensores para a praça em frente ao supremo e ali fariam um piquenique.

  41. Nilson Louzada Olivato
    Nilson Louzada Olivato

    O brilhantismo das análises de JR Guzzo é de uma precisão espetacular e irável, sem meias palavras. Parabéns pelo artigo.👏👏👏

  42. Luiz Buonaduce Filho
    Luiz Buonaduce Filho

    . Moraes é um psicopata criminoso

  43. Luiz Buonaduce Filho
    Luiz Buonaduce Filho

    . Moraes é um psicopata criminoso

  44. Joao Batista Martins
    Joao Batista Martins

    A situação tá tão terrível que até aqui o povo se abstém de comentar, de certo pro medo 😱 😱. Um país a e drontado por canalhas , bandidos da pior estirpe. Socorro

  45. Carlos Augusto Olivé Malhadas
    Carlos Augusto Olivé Malhadas

    Qual a taxa que Bento Carneiro cobra?

  46. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    E nada acontece.

  47. MTM_CZA
    MTM_CZA

    O objetivo dos vermelhos do stf está perfeitamente e claramente definido: acabar com a direita brasileira e liquidar os conservadores.

  48. Adair Nogueira Filho
    Adair Nogueira Filho

    Jornalista J.R.Guzzo, sua capacidade de expor esse “estado mafioso” que nos assola demonstra um embate muito covarde. Imagino um pugilista em um ringue enfrentando um adversário ao estilo da velha “luta livre” que víamos na tv. De um lado “Ted boy Marino” – o mocinho – , do outro estava “verdugo” – o sujo vilão -. A pancadaria encenada era uma pantomima que até às crianças gostavam, mas, sabe por quê? No final sempre o mocinho ganhava, era o bem vencendo o mal, nessa batalha eterna. Agora, a verdade é que impera, o mal está vencendo o bem “de lavada”. De um lado os defensores das “quatro linhas” da lei, enquanto no outro há sádicos sanguinários que seguem o “vale tudo” pelos corpos e almas de um povo que só apanha. O “golpe” já aconteceu e , diuturnamente, ocorre cada vez mais covarde. Quando haverá o “contra golpe”? Acho que nos tornarão trapos humanos, despidos de altivez ou do sentimento de sermos “donos de nossos destinos”. Aí seu projeto diabólico estará pronto. Um grande abraço.

  49. Cláudio Padilha dos Santos
    Cláudio Padilha dos Santos

    Reunião Vazada!
    A 1ª turma no julgamento do Gópi tomou medidas para que os presentes deixassem seus celulares lacrados na recepção e proibiu que os rostos dos magistrados e de Philipe fossem mostrados nas imagens. Mas minha mosca estagiária esteve no café da manhã que antecedeu o teatro mambembe, e me contou tudinho.
    “Bom dia pessoal!
    Daqui à pouco teremos que aturar o Sebastião com seus discursos constitucionais de falta de provas na acusação dos denunciados pelo Pegê. Somos obrigados à marcar presença, mas vamos ver se terminamos esta chatice o mais rápido possível, Ok? Após o almoço, aliás, hoje teremos Lagosta à Thernidor novamente?
    – Não Excia, olhei o menu antes de vir para cá e hoje é Carré de Cordeiro com vagem holandesa.
    Ainda bem, estou meio enjoado com tantas lagostas. Como dizia, à tarde amos a régua neste imbróglio, certo Bino?
    – Certo chefe, putz, adoro demais cordeiro.
    Faquinha?
    – Missão dada é missão cumprida, chefe.
    Carmencita?
    – Vamos prestigiar para insentivar o Gunê.
    Danin?
    – Acompanho vocês, claro. STF unido jamais será vencido.
    Fuquis?
    – isto vai dar M€rda futuramente, mas enfim sou voto vencido.
    Bom, nos reunirmos no almoço
    Bom café à todos”

  50. MNJM
    MNJM

    STF não tem mais credibilidade alguma. O atual colegiado destruiu a imagem da Instituição, atuam politicamente, destilando ódio principalmente o Ministro Moraes, ser desprezível, acompanhado pelo comunista Dino. O país tem um STF Tupiniquim igual das piores ditaduras.

  51. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Guzzo, tem como saber o que FHC & coleguinhas que fizeram o “L” tem a dizer? Vamos tentar entrevista-los?

    1. Otacílio Cordeiro Da Silva
      Otacílio Cordeiro Da Silva

      Boa ideia.

  52. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    E o pobre brasileiro trabalhando diariamente para pagar imposto, e bancar todo este circo no oásis de Brasília, a cidade criada no meio do nada onde os ”poderosos” pintam e bordam com nosso dinheiro sem nenhuma pressão nas ruas.

  53. Marcus Borelli
    Marcus Borelli

    Corte que tem um Dino e um Moraes não pode ser levada a sério. Precisamos reavaliar o modo como são feitas as indicações para o STF sendo a obrigatoriedade de serem juízes de carreira a primeira.

  54. Idevaldo Oliveira de Brito
    Idevaldo Oliveira de Brito

    Triste tribunal. Não tenho com cidadão brasileiro nenhuma referência moral nessa CORTE. Isso não representante um país com a grandeza do nosso, mas que infelizmente está aceitando essa palhaçada JUDICIAL. Esse sistema quando cair, e creio que será em breve, veremos o triste fim desses que se dizem juízes. Esse é o BRASIL desconsiderado pelas nações sérias. Enquanto isso os tubarões estão a bordo dos aviões da FAB. STF, Senado e Câmara Federal, uma vergonha NACIONAL, isso sim.

  55. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    Juiz que não aplica a lei é Juiz sem honra. Daí resulta a escuridão, mas a luz sempre vence: sempre existe a alvorada.

  56. Perecles Antônio Gonçalves Pacheco
    Perecles Antônio Gonçalves Pacheco

    Às vezes desconfio desses concursos jurídicos brasileiros. Alexandre de Moraes pratica erros primários em matéria jurídica; erros de alunos iniciantes do Curso de Direito. Ouvi que foi promotor de justiça em São Paulo. E agora? Explique-se isso! Flávio Dino, que segue Moraes como um lacaio ao seu senhor, foi juiz federal. O cara é um sujeito tão truculento quanto Moraes, pessoas sem cultura, embotadas moral e de reduzida inteligência. Moraes e Dino não têm cabeça para fazer além do que fazem : perseguir e prender.

  57. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Guzzo sempre foi desde o início de sua profissão um jornalista que se destacou com excelência em tudo que fez.Nos últimos anos se supera em lucidez,bom senso e verdades em seus artigos. Ler sua obra se faz necessário em tempos sombrios em que a ditadura do judiciário tomou o poder no Brasil. O presidente não faz nada,mas absolutamente nada que preste,um bêbado senil que só sabe debochar do povo.Alta da inflação e pede ao povo para não comprar,a corrupção rola solta e os gastos públicos são exorbitantes, quem depende do INSS para viver pode esquecer. Mas faço um apelo ao nosso povo de bem, nunca desistam ,lutem sempre pela liberdade de expressão ,pela justiça e pela verdade.Nao façam trabalho sujo ,como os que vemos diariamente em nosso País. Sempre existe uma saída.

  58. Carlos A G Rodrigues
    Carlos A G Rodrigues

    A primeira turma está modificando o código de processo penal, e a Constituição. Tudo em nome da democracia.

  59. Joel Luiz Oliveira Rios
    Joel Luiz Oliveira Rios

    Penso que se as coisas continuarem como sempre foram desde que este desgoverno se instalou e instrumentalizou todos os poderes da Nação Brasileira, se o POVO que é o DONO do PODER e do VOTO, consciente dessa realidade, não se compenetrar disso e não for pra rua pra resolver esta situação, continuaremos a os largos para a Brazuela e Brachina.

  60. maisvalia
    maisvalia

    Tem que afastar os onze pilantras

Anterior:
Imagem da Semana: na banheira do ditador
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 266
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.