Analistas de mercado projetam queda da inflação e da taxa de câmbio, mas observam estabilidade no crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) e na taxa de juros.
Os dados estão no Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta terça-feira, 25, excepcionalmente, em razão do ponto facultativo decretado na segunda-feira 24 para o jogo do Brasil na Copa do Mundo Feminina de Futebol.
Os analistas projetam inflação de 4,9% em 2023, 0,05 ponto porcentual abaixo do índice divulgado na semana ada, quando a projeção foi de 4,95%.
+ Classes A e B devem ganhar mais no governo Lula
No Boletim Focus, também há projeção de queda da inflação para 2024 e 2025: o IPCA deve fechar o próximo ano em 3,9% (ante 3,92% na semana anterior) e em 3,5% em 2025 (ante a projeção de 3,55% há uma semana).
Os analistas de mercado também projetam queda na taxa de câmbio. A expectativa é que o dólar feche o ano com valor de R$ 4,97. Na semana anterior, a projeção era de R$ 5.
Já a projeção do Focus para o crescimento da economia ficou estável em relação à da semana ada: o país deve crescer 2,24% em 2023. Para 2024, a projeção também é de estabilidade, na comparação com a semana ada: 1,3%.
+ 36% dos jovens brasileiros nem estudam e nem trabalham
Em relação à taxa de juros, a projeção também é de estabilidade. Pela terceira semana seguida, os analistas afirmam que a Selic fechará o ano em 12%. Atualmente, a taxa anual de juros determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) é de 13,75%.
O Boletim Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.
Entre ou assine para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Você precisa de uma válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.