Documentos obtidos pela TV Bandeirantes revelam que o esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) remonta a quase duas décadas. Um laudo da Polícia Civil de Pernambuco identificou indícios de irregularidades desde 2006.
Embora a Controladoria-Geral da União (CGU) acompanhe o caso desde 2016, a investigação mais antiga conhecida envolve João Antonio da Silva. Analfabeto, ele teria ingressado na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) com uso de impressão digital como no termo de adesão.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Uma perícia realizada em 2020 confirmou que a digital não correspondia à digital de João Antônio.
Em 2 de outubro de 2023, a entidade enviou um ofício ao então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. No documento, alegou que o órgão não oferecia recursos eficientes para desbloquear descontos automáticos nas plataformas digitais. Também exigiu a liberação imediata de mais de 32 mil autorizações de descontos que classificou como “represadas”.
Fraude do INSS: apuração policial
O texto ainda pressionava o INSS ao afirmar que esperava que o serviço de desbloqueio asse a operar normalmente em breve. Para investigadores, essa comunicação serviu como fachada, com o objetivo de criar uma aparência de legalidade no esquema.
Informações da Polícia Federal confirmam que, depois do envio do ofício, o INSS liberou todas as autorizações solicitadas, mais de 30 mil no total.
O levantamento mostra que, somente em 2023, a Contag reteve mais de R$ 420 milhões de aposentadorias e pensões. A entidade ocupa uma cadeira no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido como “Conselhão”, vinculado ao governo federal.
Diante da pressão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ordenou que a equipe econômica encontre uma solução no Orçamento para ressarcir as vítimas. A orientação é realizar os pagamentos sem aguardar o reembolso das associações envolvidas, numa tentativa de conter o desgaste político.
Entre ou assine para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Você precisa de uma válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.